Diário da Serra
Diário da Serra

Importador de frutas e hortaliças, MT investe para alavancar produção

Luiz Patroni / Canal Rural 27/09/2018 Rural

Tangará da Serra, região onde muitos produtores vivem da produção de frutas e hortaliças

Rural

Mato Grosso é a terra dos grãos e da pecuária, mas engana-se quem pensa que o estado não tem espaço para o cultivo de outras culturas. O Exemplo disso está em Tangará da Serra, na região oeste do estado, onde muitos produtores vivem da produção de frutas e hortaliças e fazem com que o município se destaque no cultivo de bananas e abacaxis.

Entretanto, um dos entraves que dificultam a expansão da atividade é a falta de assistência técnica. Pequenos e médios produtores rurais muitas vezes não têm acesso à informações que possam ajudar no desenvolvimento da produção.

Para tentar reduzir esta carência e alavancar a cadeia de hortifrutis, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) passa a oferecer assistência técnica aos produtores de frutas e hortaliças da região. Em parceria com a Universidade do Estado de Matogrosso (Unemat), os técnicos irão orientar os horticultores com as práticas essenciais da atividade como preparo do solo, controle de doenças e pragas e a gestão financeira da propriedade.

Segundo o gerente técnico Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, o programa de assistência técnica irá atender inicialmente cerca de 50 produtores. Ele explica que a iniciativa deve impactar positivamente no setor, com expectativa de que os produtores consigam alavancar a produção em volume e ainda em qualidade.

A iniciativa faz parte do programa “Senar Tec”. Criado em 2015, projeto era voltado somente para a pecuária leiteira em Mato Grosso. Agora, a ideia agora é expandir para outros setores da agropecuária.

No caso dos hortifrutis, o cenário tende a ser bastante promissor já que demanda pela produção não falta no estado. Nada menos que 75% das frutas e hortaliças consumidas em Mato Grosso são produzidas em outras regiões do país. O principal motivo desta dependência é justamente a oferta – ainda limitada – da produção local.



Diário da Serra

Notícias da editoria