Diário da Serra
Diário da Serra

Fotossíntese Biologic apresenta solução econômica para o controle de pragas, doenças e produção de inoculantes

Fabíola Tormes / Redação DS 28/09/2018 Rural

A empresa é voltada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras

Apresentação do sistema, durante evento

Assista vídeo sobre assunto

Apresentando ao produtor rural uma solução eficaz e econômica para o controle de pragas e doenças nas culturas, a Fotossíntese Biologic Indústria e Comércio de Fertilizantes participou nos dias 26 e 27 de setembro, da 1ª Feira Estadual MT Horticultura.


Segundo o Engenheiro Agrônomo, pesquisador, consultor e especialista em Agronegócios e Nutrição de Plantas, Carlos Alberto Scapini, trata-se de um método para multiplicação de bactérias na propriedade rural, através de um sistema simples, barato e muito eficiente, desenvolvido e patenteado pela Fotossíntese Biologic. “A empresa Fotossíntese é voltada para o desenvolvimento de tecnologias, que minimizem o uso de agrotóxicos aos produtores, tanto grandes, médios ou pequenos, e temos uma tecnologia e sistema que permite o produtor reduzir sua carga de agrotóxicos, produzindo seus próprios agentes biológicos de controle de pragas, doenças e inoculantes na propriedade rural”, explica Scapini, ao destacar que o sistema consiste no uso de três estruturas básicas: turbina sopradora, tubos de PVC soldados e uma caixa de água com reator. Neste sistema, mais importante do que o reator é o ambiente onde será feita a multiplicação. Há necessidade de uma sala apropriada, com paredes e piso impermeável de fácil higienização, agua limpa e meio de cultura apropriado. 
 

O sistema proposto, completa Scapini, leva em consideração a praticidade na operação dos reatores, aliado a facilidade na manutenção e desinfecção, sempre alcançando elevadas concentrações de bactérias por grama de produto. “Se o produtor utilizar esse produto e multiplicá-lo na fazenda, se torna barato, com redução de até 98% do custo. E é isso que é meu sistema, um processo que o produtor monta na sua propriedade para a produção desses agentes biológicos para controle de pragas e doenças”, acrescenta. “Levamos uma tecnologia que funciona, a baixo custo. Uma tecnologia simples, porém com muita ciência”. 


A empresa comercializa o alimento das bactérias e fungos que serão multiplicados pelo produtor. Este alimento, chamado de substrato é uma ração balanceada de alta eficiência e segura ao homem e animais. 
 

A empresa Fotossíntese Biologic está instalada em Nova Olímpia, porém atende todo o mercado brasileiro e da América Latina. Mais informações pelo site www.fotossintese.ind.br ou pelos telefones 65 3332-2946 ou 65 99987-4242.



Diário da Serra

Notícias da editoria