Diário da Serra
Diário da Serra

Agentes de Combate a Endemias realizaram mais de 200 mil vistorias em 2018

Diego Soares – Assessoria de Imprensa 04/01/2019 Saúde
Saúde

Os Agentes de Combate a Endemias de Tangará da Serra tiveram muito trabalho nesse ano de 2018. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde esses profissionais realizaram um total de 224.140 vistorias em imóveis localizados no Município durante os 12 meses do ano, numa média superior a quatro visitas por imóvel.

 

         Segundo o Secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Martins Bonfim, o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Combate a Endemias segue o que estabelece o Ministério da Saúde. “São profissionais dedicados que realizam vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos”, salienta.

 

O portal do Ministério da Saúde destaca que os agentes fazem inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas e inseticidas e promovem orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, recenseamento de animais. “Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças. Nossos agentes realizaram as vitórias em seis ciclos preconizados pelo Ministério da Saúde. As visitas de rotina acontecem a cada dois meses e são feitas orientações e tratamento”, pontua Itamar Bonfim.

 

Ainda de acordo com o Secretário, foram realizados visitas em 3.338 pontos estratégicos como borracharias e ferro-velho, com a realização de tratamento focal e perifocal. “Dos seis ciclos preconizados pelo Ministério da Saúde, pactuamos o cumprimento de 80% dessa meta e conseguimos nosso objetivo. O resultado alcançado foi de 83,33%. A melhor marca alcançada nos últimos anos”, destacou.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria