Diário da Serra
Diário da Serra

Municípios podem ampliar horário de atendimento nas Unidades de Saúde da Família

Agência Saúde 17/05/2019 Saúde

Estimativa é que mais de 2 mil unidades já estejam aptas a participar

A partir de agora, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USF) passam a receber mais recursos do Governo Federal. Os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Bucal e do horário de funcionamento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. As USF precisam estar de portas abertas no horário de almoço e à noite, podendo também abrir aos finais de semana. Para participar do Programa Saúde na Hora, os gestores municipais já podem solicitar adesão de suas unidades. A portaria que regulamenta a iniciativa foi assinada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira, 16.


“Com as unidades funcionando em horário estendido, nós esperamos desafogar os serviços de emergência, como prontos socorros e UPAs, onde a população busca atendimento em horários em que muitas vezes as Unidades de Saúde da Família estão fechadas, como no horário de almoço ou no fim da tarde, na volta do trabalho”, destacou a ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 


Atualmente, a maior parte das 42 mil USF em todo o país funcionam 40h semanais, sendo que 336 unidades já expandiram o horário por decisão dos gestores locais e, agora, poderão receber mais recursos federais por aderirem à estratégia Saúde na Hora. O Mato Grosso possui 923 UFS em funcionamento com atuação de 712 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 68% da população (2,2 milhões), além de 504 Equipes de Saúde Bucal. Do total de USF abertas, o Ministério da Saúde estima que cinco estariam aptas a participar do novo programa.

Diário da Serra

Notícias da editoria