Diário da Serra
Diário da Serra

Inaugurada em Tangará a primeira clínica de reabilitação do médio-norte

Rodrigo Soares / Redação DS 19/05/2019 Saúde

Clínica de reabilitação cardíaca e pulmonar foi inaugurada

Fisioterapeuta Dra. Tatiane Ortiz Neves 

Tangará da Serra agora conta com uma clínica especializada em reabilitação cardíaca e pulmonar. Isso porque na noite da última sexta-feira, 17 de maio, foi inaugurada no município a primeira unidade do ramo na região médio-norte, oferecendo ao público uma infinidade de tratamentos intensificados que melhorarão a qualidade de vida de quem sofre ou já sofreu alguma enfermidade cardíaca ou pulmonar. 


De acordo com a fisioterapeuta Doutora em Pneumologia, Tatiane Ortiz Neves, os serviços ofertados são para o público que necessita de atendimento cardiológico e pneumológico. “Na parte cardíaca, a gente consegue atender pacientes que tiveram, por exemplo, enfarte e depois da alta hospitalar precisam de uma fase ambulatorial de reabilitação para o coração cicatrizar e voltar a operação normal”, comentou a responsável, ao destacar que a reabilitação para problemas cardíacos e pulmonares é essencial para o retorno de atividades do cotidiano. 


“Os pacientes quando tem alguma doença pulmonar, as vezes não saem de casa com medo de faltar ar e de ter cansaço excessivo, as vezes entram num ciclo vicioso do sedentarismo, da depressão e tudo mais. Então, com a fisioterapia a gente consegue otimizar esses músculos que estão sedentários para que eles consigam, aos poucos, agir e oxigenar novamente os pulmões. Aos poucos, o paciente vai percebendo melhorias em mínimas coisas que as vezes não dava conta de fazer, como por exemplo tomar banho sem cansar”, explicou a profissional, que possui títulos de mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). 


A clínica de reabilitação oferece avaliação e tratamentos nas áreas de teste de esforço submáximo, espirometria, treinamento muscular respiratório, titulação de oxigênio, ventilação mecânica não invasiva e fisioterapia respiratória. A unidade está localizada na Rua Euclides Geraldo Medeiros, nº 166-E, Centro. As consultas e avaliações podem ser agendadas pelo telefone (65) 3326-6474. “Viver é respirar melhor”.

Diário da Serra

Notícias da editoria