Diário da Serra
Diário da Serra

Reciclagem: parceria entre município e cooperativa é apresentada durante evento universitário

Diego Soares/Assessoria 13/06/2019 Geral
Geral

O sistema de reciclagem de resíduos sólidos de Tangará da Serra foi apresentado ontem no ‘Seminário Cooperativismo: Desenvolvimento Local Sustentável e Bem Viver’, promovido de 10 a 12 últimos pela UNEMAT, no auditório do campus de Tangará da Serra.


O sistema foi apresentado na quarta-feira (12), durante o “Momento Diálogo”, após o ciclo de palestras da manhã, pelo diretor do SAMAE. Wesley Lopes Torres. A autarquia representa o município na parceria com a Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (COOPERTAN) no projeto ‘Tangará Recicla’. O objeto da parceria é o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis para triagem e comercialização pela cooperativa.
 

Dentro do contexto do ‘Tangará Recicla’, Wesley citou o recém lançado projeto para coleta de óleo de cozinha, também viabilizado através de parceria entre SAMAE e COOPERTAN, mas desta vez com a participação efetiva da UNEMAT. “Entramos com o suporte em investimentos e a UNEMAT participa com o conhecimento, enquanto a COOPERTAN garante a operacionalização do projeto”, explicou o diretor.
 

Evento
 

Aberto ao público, o evento teve uma extensa programação, envolvendo os períodos matutino e vespertino, sendo promovido pelo Programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) que envolve ações de ensino pesquisa e extensão. 
 

O evento também contou com participação de sócios de Empreendimentos Econômicos Solidários Incubados (EESI), objetivando promover um diálogo interdisciplinar sobre as transformações no mundo do trabalho e alternativas ao modelo hegemônico com base em conceitos como cooperativismo, associativismo, economia solidária, e desenvolvimento local sustentável.
 

A programação contou com palestras, mesa redonda, diálogos, workshop de grupos de pesquisa e depoimento de membros de empreendimentos.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria