Diário da Serra
Diário da Serra

Voluntários farão ação de limpeza no Sepotuba

Fabíola Tormes / Redação DS 13/06/2019 Geral

O trajeto será de 16km entre as estâncias Modelo e Amazonas

No ano passado foram retirados quase cinco toneladas de lixo

O Rio Sepotuba – um importante rio do complexo do Pantanal – receberá neste domingo, dia 16 de junho, mais uma ação de preservação e conscientização ambiental. Coordenados pelo Rotary Club Tangará da Serra Centro, um grupo de voluntários fará o recolhimento de todo o lixo encontrado no rio e suas margens, como parte da 15ª edição do projeto ‘Preserve o Rio Sepotuba’.


Assim como realizado no ano passado, o trajeto da ação será de 16 quilômetros entre as estâncias Modelo e Amazonas. “Nosso ponto de partida será no posto de combustíveis da Avenida Nilo Torres, no Dona Júlia, de onde sairemos às 8h para a Estância Modelo”, explica o presidente do clube, Luis Carlos Guedes, ao ressaltar que após isso o grupo descerá de barco até a Estância Amazonas, recolhendo o lixo. 


No ano passado, relembra Guedes, o trabalho de limpeza do principal rio da região resultou na retirada de quase cinco toneladas de lixo e entulhos, com a participação de aproximadamente 150 pessoas e 22 embarcações. “Para este ano, mais de 30 barcos já confirmaram a participação”. A expectativa é que cerca de três toneladas de lixo sejam retiradas neste ano, tendo em vista que, diante do trabalho de conscientização, a quantidade de lixo tende a diminuir com o passar dos anos. “A cada três, quatro anos, mudamos o trajeto da ação. No início o trabalho era realizado abaixo da ponte da Calcário, onde chegamos a retirar seis toneladas de lixo (…) depois de alguns anos, esse número caiu para 500 quilos”, comemora, ao ressaltar que essa conquista se deu em razão do trabalho de conscientização neste local. “E assim esperamos que acontece neste trecho em que a ação está sendo realizada agora. Por isso contamos com a participação de todos, para, quando forem passar momentos de lazer a beira do rio, que tragam seu lixo de volta”.


Ao término da ação serão soltos 400 balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria