Diário da Serra
Diário da Serra

Prefeitura de Porto Estrela promove mutirão de oftalmologia nesta terça-feira

Assessoria 25/06/2019 Saúde
Saúde

A Prefeitura Municipal de Porto Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira (25), a partir das 8hs no salão Paroquial, o “Projeto Visão Sem Fronteiras”, um mutirão de atendimento médico oftalmológico ao alcance de todos.

 

O diretor Anderson Fãzio disse que a parceria com o município baixa o custo, sendo as consultas gratuitas e o projeto faz encaminhamento para o Sus pela secretaria municipal de Saúde. Segundo ele, o grupo tem uma clínica própria em Cuiabá com centro cirúrgico a disposição com cirurgias de baixo custo. Sendo que uma catarata custa cinco mil reais e na clínica fica por dois mil e duzentos e cinquenta reais pelo projeto "Visão Sem Fronteiras".

 

Segundo os organizadores, os profissionais da área oftalmológica irão realizar os exames com instrumentos e, indicar a necessidade de cada paciente, tais como: receita para óculos, exames oftalmológicos, onde serão diagnósticos se o paciente tem catarata, pterígio e/ou glaucoma, encaminhamento para cirurgia de catarata através SUS, em caso de necessidade para os devidos procedimentos.

 

O projeto atende em todo o estado de Mato Grosso e permite atendimento gratuito a um grande número de pessoas necessitadas. No município de Barra do Bugres há dois anos as comunidades rurais foram beneficiadas pelo projeto e no município de Porto Estrela pelo segundo ano com esse atendimento que acontece hoje a partir das 8hs até as 16hs. “Estamos inovando com novos médicos para atender na área de patologia”, disse Anderson.

 

O secretário de saúde do município, Júnior Santi, explicou que, diante das dificuldades em conseguir a realização desses exames fora do município, a Secretaria aderiu à mais essa parceria com a finalidade de promover a saúde visual dos moradores de Porto Estrela.

 

O prefeito, Eugênio Pelachim, destacou: “É muito gratificante ver a nossa população sendo bem cuidada e beneficiada, estou muito feliz com mais esse serviço disponibilizado para o nosso povo Portoestrelense. A ideia da parceria do projeto "Visão Sem Fronteiras" para trazer os profissionais até a cidade é muito boa, porque, além de proporcionar um acesso rápido do paciente ao médico, que não precisará se deslocar para outro município no primeiro momento, além do projeto reduzir custos, gerando economia aos cofres públicos, evitando o custeio de transporte e o estresse para os pacientes em dias de consulta em outras cidades” – afirmou Pelachim.

Diário da Serra

Notícias da editoria