Diário da Serra

UFMT é a 13º federal brasileira entre as melhores universidades da América Latina

Hiper Notícias 24/10/2019 Educação
Educação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a 13º universidade federal brasileira no Top Universities - ranking que mede as melhores instituições de ensino da América Latina.

 

Conforme dados do levantamento, a UFMT ocupa a posição 138 em relação a todas as outras 400 universidades da América do Sul. Contudo, somente 12 federais brasileiras estão à frente da unidade de ensino federal de Mato Grosso.

 

No balanço, por estado brasileiro, as federais que precedem a de Mato Grosso são: UFRJ (9º), UFMG (17º), UFRGS (19º), UFSC (22°), UFPR (32º), UFPE (45º), UFCE (60°), UFG (70º), UFBA (78º), UFRN (81º), UFPB (107º) e UFES (114º).

 

Quando considerado o resultado por região da federação, a UFMT ocupa o terceiro lugar entre as quatro grandes universidades do Centro-Oeste. A federal de Mato Grosso só não está atrás da UFMS (144º).

 

No levantamento, algumas universidades federais brasileiras não aparecem no ranking das 400 instituições, como é o caso da UNIR, UFTO, UFAP e UFPI.

 

Universidades brasileiras do Sudeste despontam dentre as mais bem colocadas no levantamento. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o segundo lugar do ranking, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a quinta posição e a UFRJ o nono lugar.

 

Em um levantamento realizado pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), a UFMT subiu 18 posições desde o início do balanço em 2012. Segundo a pesquisa divulgada pela Folha de SP, a federal de Mato Grosso saltou da posição 51 para a 33.

 

O ranking da Top Universities pode ser conferido na íntegra aqui.

Notícias da editoria