Diário da Serra
Diário da Serra

Município realizará 60 mamografia com Dia D do Outubro Rosa

Rodrigo Soares / Redação DS 24/10/2019 Saúde

Dia D acontecerá em cinco USF’s, além do Posto Central

Exame é fundamental para prevenção

Município realizará 60 mamografia com Dia D do Outubro Rosa

Desde o início desse mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra intensificou os trabalhos voltados a prevenção do Câncer de Mama, através da campanha Outubro Rosa. Para reforçar a importância do tema, o Município realizará neste sábado, dia 26 de outubro, o Dia D da programação.


De acordo com a secretária de Saúde, Dienifer Feix, a expectativa é que 60 mamografias sejam realizadas no Dia D, no Posto Central. “Estão sendo realizadas ações específicas durante todo mês de outubro nas Unidades de Saúde da Família, com coletas de exames de preventivos de colo uterino, na faixa etária  de 25 a 64 anos. Neste sábado, está confirmado o Dia D, onde vamos realizar esses exames de mamografia”, comentou a secretária, ao desatacar que além das mamografias, o Dia D também contará com coletas de preventivos  nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Alto da Boa Vista, Jardim Presidente, Jardim Tangará II, Morada do Sol, Jardim Santa Izabe e Posto Central, das 08h às 16h. Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, somente neste ano o Município já realizou 1062 exames de mamografia.


“Realizamos 10 mamografias por dia no posto central. As pessoas se dirigem até o local direto com o pedido médico, agendam e aguardam o dia da realização do exame”, explicou a responsável. No Brasil, conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. O procedimento é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.


Vale lembrar que o risco elevado de câncer de mama inclui, principalmente, história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral ou de ovário em qualquer idade.


Parque do Bosque e Tarumã receberão ação especial

Fazendo parte da corrente de atividades que alertam sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Tangará da Serra promoverá no próximo domingo, dia 27, uma programação especial voltada ao Outubro Rosa. A ação acontecerá na região do Altos do Tarumã e Parque do Bosque e contará com atividades de saúde, café da tarde e cinema.  De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem, Daniela do Carmo Oliveira, o projeto de extensão universitária na comunidade pretende sensibilizar a população sobre a necessidade da prevenção.  


“As atividades tem o Outubro Rosa como tema central. Teremos palestras sobre o assunto, um cinema especial mostrando um documentário  sobre vivência da mulher com câncer de mama. São atividades para reforçar a importância da prevenção”, comentou a responsável, ao destacar que a ação ainda contará com aferição de sinais vitais, teste de glicemia capilar e dados antropométricos, além de educação em saúde com os temas câncer de mama, câncer de colo uterino, alimentação saudável, dentre outros. “Convidamos toda população tangaraense a participar por ser uma temática importante”, convidou a coordenadora.


A atividade é uma parceria entre acadêmicos de Enfermagem da Unemat (7° Fase), Unidade de Saúde da Família Altos do Tarumã (Profissionais e acadêmicos da 9° fase), acadêmicos de Enfermagem da 4° fase da Unemat e tem apoio da Associação de Moradores e Diretoria do Parque do Bosque, da Drogaria Bem Estar e da Bike Shop.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria