Diário da Serra

Frascos para armazenamento de leite materno podem ser doados em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 30/10/2019 Saúde

Campanha para arrecadação dos vidros segue até sexta-feira

Campanha em prol dos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano

O leite materno é considerado o alimento mais completo, trazendo inúmeros benefícios, promovendo proteção contra infecções e evitando mortalidades, além de auxiliar no desenvolvimento saudável dos bebês prematuros.


Diante desses e muitos outros benefícios, a Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e o Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra estão mobilizados em uma ação estadual de arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica em prol dos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano.


Essa ação, de acordo com a servidora do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, Sílvia Almeida, é fundamental para aumentar o número de estoque de leite materno doado. “Os Bancos e Postos desenvolvem extensos trabalhos de acolhimento e orientação às mulheres lactantes que os procuram, diariamente, com suas dúvidas e dificuldades com o aleitamento materno e, além disso, essas unidades de saúde promovem ações para cadastrar potenciais doadoras de leite humano”, explica, ao destacar que, depois de doados, os leites coletados passam por um processo de pasteurização e posteriormente são distribuídos para alimentar os bebês prematuros internados em UTI’s Neonatais.


Para que essa distribuição não seja prejudicada, os Bancos e Postos precisam de frascos de vidro com tampa plástica para a pasteurização e armazenamento do leite materno, motivo da campanha estadual, em que Tangará da Serra está inserida. “Os frascos com tampa metálica não podem ser utilizados nos Bancos de Leite Humano”, alerta, ao pedir a colaboração dos tangaraenses em importante campanha que segue até esta sexta-feira, dia 1º de novembro.


No Município, os frascos de vidro devem ser entregues nas Unidades de Saúde do município, no Hospital Municipal de Tangará da Serra (aos cuidados do Nutricionista Marco Antônio Pereira) e também no Escritório Regional de Saúde – Centro.


Depois disso, os vidros arrecadados em Tangará da Serra serão encaminhados para Cuiabá, onde funciona o Banco de Leite Humano (BLH) – um centro especializado, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e distribuição de excedente de leite humano de mães doadoras sadias.

Notícias da editoria