Diário da Serra

Ações do projeto Café com Pesquisa promove Visita técnica na indústria cafeeira

Assessoria Unemat 31/10/2019 Educação
Educação

O curso de administração por meio dos acadêmicos do 2° módulo em Administração matutino promoverão o I ENCAFE – Encontro de Cafeicultores de Tangará da Serra e região no dia 21/11/2019 no auditório da UNEMAT – campus de Tangará da Serra. Essa atividade é oriunda do projeto de ensino e extensão coordenado pela Profª Drª Regina Maria da Costa que leciona as disciplinas TGA I e II e Gestão Estratégica. O objetivo dessa atividade é proporcionar aos acadêmicos, aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos na teoria.

 

Sendo assim, para que os acadêmicos compreendam o processo produtivo da cultura cafeeira foram realizadas algumas ações em parceria: UNEMAT, EMPAER, SEAPA E INDÚSTRIA.

 

1ª Fase – Planejamento e cronograma – Reunião SEAPA / EMPAER – disponível em: http://tangara.unemat.br/alunos-do-curso-de-administracao-promoverao-o-i-encafe-em-tangara-da-serra/

 

2ª Fase – Visita Técnica Plantação de Café – Visita Técnica propriedade cafeeira. Disponível em:
http://tangara.unemat.br/parceria-da-unemat-seapa-e-empaer-em-mais-uma-atividade-do-projeto-cafe-com-pesquisa/

 

3ª Fase – Visita técnica na indústria PROCAFÉ –
No dia 30/10/2019 os acadêmicos dos 2° e 5° módulos de Administração Matutino, liderados pelos professores: Cristiane (Gestão da Qualidade), Cleiton (Gestão de Custos) e Regina (TGA_I e II e Gestão Estratégica), realizaram a visita técnica na indústria cafeeira “PROCAFÉ” do Sr. Wagner Gouveia.

 

No primeiro momento de recepção os mesmos foram contemplados com uma palestra valiosa oferecida pelos gerentes comercial e de produção. Momento este o qual os acadêmicos conheceram o mapa estratégico, a escolha estratégica da empresa que é oferecer um produto – café de “Qualidade” sendo industrializado em Tangará da Serra, mas, comercializados nas mais variadas regiões do país. No segundo momento foi possível conhecer a indústria e todo o processo de torrefação, mistura (bland), seleção de resíduos, moagem, embalagem e armazenagem.

 

Após o contato com a realidade empírica, os professores apostam que os acadêmicos estejam entusiasmados e aptos para a realização do evento ENCAFE. E juntos UNEMAT, SEAPA, EMPAER e INDÍUSTIA buscarão reunir o maior número de cafeicultores e representantes da indústria cafeeira para debater sobre esse mercado.

Notícias da editoria