Diário da Serra
Diário da Serra

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO BASE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Professora Jaqueline Soares Batista de Almeida 31/10/2019 Artigos

Na educação infantil que se estabelece as bases da personalidade, da inteligência, da vida emocional

Artigo de Professora Jaqueline Soares Batista de Almeida

A educação escolar possui um papel fundamental na formação do indivíduo, assume um caráter educativo promovendo a qualidade e ética na sociedade. No decorrer dos anos a educação brasileira passou por diversas mudanças, desde os primeiros conceitos educacionais transmitidos pelos Jesuítas no período colonial, importantes transformações ocorreram, houve com o passar dos anos implantações de leis que priorizaram a educação para todos. Atualmente, as escolas buscam obter conceitos democráticos que venham valorizar as diversidades existentes no âmbito escolar.


De acordo com Ministério da educação - MEC (2006, p.5):


Vivemos em uma sociedade democrática que tem por definição a pluralidade, o convívio e a interlocução na diversidade. O direito de participar nos espaços e processos comuns de ensino e aprendizagem realizados pela escola estão previstos na legislação, e as políticas educacionais devem estar compatíveis com esses pressupostos que orientam para o acesso pleno e condições de equidade no sistema de ensino.


O Brasil tem realizado significativas reformas em todos níveis de ensino, dentre essas reformas as relacionadas a Educação Infantil, cada vez mais políticas públicas estão sendo criadas voltadas especificamente para as crianças, devido ser a primeira formação integral do cidadão.


A Educação Infantil possui caráter formativo de suma importância no processo de desenvolvimento da criança, os cuidados existentes na primeira infância vêm sendo priorizado pelos governos Federal, Estadual e Municipal, que veem na Educação Infantil a base para o desenvolvimento de competências e habilidades no processo da formação humana. Mathias e Paula (2009), enfatiza também que na educação infantil que se estabelece as bases da personalidade, da inteligência, da vida emocional e a socialização com o mundo. Porém, deve – se levar em consideração o ritmo de aprendizagem de cada aluno, pois, as primeiras experiências em relação ao ensino quando positivas, reforçam ao longo da vida atitudes de autoconfiança de cooperação, solidariedade responsabilidade.   


 Nesse mesmo contexto Teixeira e Volpini (2014, p.80) reforça a ideia dizendo que:


 A educação infantil é importante, pois cria condições para que as crianças possam conhecer e descobrir novos valores, costumes e sentimentos, através das interações sociais, e nos processos de socialização, o desenvolvimento da identidade e da autonomia.


Será na capacitação individual e social do ser humano, permitindo a formação de cidadãos conscientes de seus valores e obrigações que serão desenvolvidas ao longo da vida.
 

Professora Jaqueline Soares Batista de Almeida
Especialista em EJA e Educação Especial
Neuropsicopedagogia Clinica e institucional
Educação no Campo

Diário da Serra

Notícias da editoria