Diário da Serra
Diário da Serra

Unic, 13 de Maio e João Batista receberão candidatos do Enem 2019 em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 31/10/2019 Educação

Em Tangará, quase 3 mil candidatos farão as provas neste domingo

Alessandra Nakamura e Alessandro Coltro

Unic, 13 de Maio e João Batista  receberão candidatos do Enem  2019 em Tangará da Serra

Neste domingo, dia 3 de novembro, 5,1 milhões de pessoas em todo o país participarão da primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.


Em Tangará da Serra, quase três mil candidatos fizeram a inscrição para as provas desse ano, que serão aplicadas nas dependências da Universidade de Tangará - Unic e nas escolas 13 de Maio e João Batista. No Estado são cerca de 88 mil candidatos.


Entre esses estudantes, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Atec, Alessandra Nakamura e Alessandro Coltro, que participarão do exame nacional pela segunda vez. “Estamos há três anos nos preparando para esta prova, e especialmente neste ano com um trabalho intenso com simulados, para ir bem no Enem”, destaca Alessandro Coltro.


Assim como ele, Alessandra também está pronta para as provas do Enem. “Estou um pouco nervosa, mas confiante”, revelou a aluna, ao destacar o material escolar e a ajuda dos professores como importantes nesta caminhada de preparação. A escola tem um cronograma para este exame, com material exclusivo, com aulas de revisão. “O método nos fornece uma grande preparação, como se fosse um cursinho”, completa Alessandro.


Neste primeiro dia os candidatos farão três provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. Já no dia 10 de novembro (próximo domingo) serão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova conta com 45 questões objetivas e a Redação é um texto dissertativo-argumentativo que deve ter, no máximo, 30 linhas.


Recomendações - O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.


No dia do Enem, a dica é chegar ao local com antecedência. Os portões dos locais de prova vão abrir pontualmente às 12h e ficam abertos até as 12h59. A partir das 13h o local será fechado e só abre novamente para saída dos candidatos que forem terminando as provas. Quem chegar depois disso está automaticamente eliminado do Enem!


No primeiro dia, as provas terão cinco horas e meia de duração, começando às 13h30 e terminando às19h30. O segundo dia tem meia hora a menos. O prazo inicia às 13h30 e termina às 18h30.


Quase metade fará a prova pela primeira vez

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) quase a metade dos participantes do Enem 2019 fará a prova pela primeira vez. Dos 5,1 milhões de participantes desta edição, 2,4 milhões não fizeram a prova antes, o que representa 47% dos inscritos. Os exames serão realizados nos dias 3 e 10 de novembro.


Segundo o Inep, o aumento no número de inscritos pela primeira vez tem sido uma tendência registrada desde o ano passado, quando 1,8 milhão de inscritos, ou seja, 33% dos participantes, nunca havia participado do Enem. O órgão atribui o fenômeno às mudanças implementadas em 2017 para concessão de isenção no pagamento da taxa de inscrição. “2018 foi o primeiro ano em que os participantes precisaram justificar a ausência na edição anterior para estarem aptos a pedir nova isenção em 2019. Neste ano, pouco mais de 1 milhão de inscritos (1.024.907) prestará o Enem pelo terceiro ano consecutivo”, diz o comunicado divulgado no site do Inep.


Enquanto o número de inscritos pela primeira vez no exame cresceu, o total de participantes caiu ao longo dos anos. Em 2018 foram 5,5 milhões de inscritos.

Diário da Serra

Notícias da editoria