Diário da Serra

Democratização do acesso ao cinema no Brasil foi tema da redação do Enem

Assessoria 03/11/2019 Educação

Candidatos escreveram texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas neste domingo, 3

Educação

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano tem como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo, 3 de novembro.


O texto, dissertativo-argumentativo, é parte da prova aplicada neste primeiro domingo de exame, que teve início às 13h30. Também são cobradas as questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias. Os participantes podiam deixar o local às 15h30, mas só às 18h30 podem levar o caderno de prova. A pontuação adquirida na redação é muito importante no desempenho final.

 

Para ganhar a sonhada nota mil, a maior pontuação na redação do Enem, os textos devem ser ter as seguintes características: possuir uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema; ter repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto; respeitar os direitos humanos; apresentar as características textuais fundamentais, como coesão e coerência; demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo.


As provas do primeiro domingo do Enem 2019 terminam às 19h. O maior exame de acesso ao ensino superior do país continua no próximo domingo, 10, com questões de ciências da natureza a e matemática.

Notícias da editoria