Diário da Serra
Diário da Serra

AL convoca secretários para esclarecer situação do VLT

Assessoria AL-MT 04/11/2019 Política

Obra está paralisada e não há previsão de retomada para conclusão

Política

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento nº 738/2019, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que convoca autoridades estaduais a comparecer no dia 11 de novembro, às 8h30, para prestar esclarecimentos a respeito do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As explicações serão dadas no auditório Milton Figueiredo, localizado na sede do Legislativo.

 

Foram convocados para explicação os secretários estaduais Rogério Gallo (Fazenda) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), o controlador-geral do Estado, Emerson Hideky Hayashida, o chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro, e o procurador do Estado Lucas Schiwinden Dallamico. Ainda foi convidado a comparecer algum representante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao governo federal.

 

A decisão do deputado Wilson Santos de cobrar esclarecimentos públicos se deve às declarações do governador Mauro Mendes (DEM) de que precisaria de um ano de mandato para tomar uma decisão a respeito do VLT.

 

O modal de transporte foi planejado no período anterior à participação de Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Inicialmente orçado em R$ 1,477 bilhão, as obras não foram concluídas e até o momento não há nenhuma perspectiva de que possam ser retomadas após mais de 4 anos de paralisação.

 

O estado, na gestão do ex-governador Silval Barbosa, comprou, em valores estimados em R$ 500 milhões, vagões do VLT que seguem inutilizados. No total, foram 40 comboios, cada um composto por sete vagões.

 

Desde o debate inicial para sua implantação, o VLT é considerado uma das apostas para gerar melhor qualidade aos usuários do transporte coletivo. O projeto prevê duas linhas de trajeto, sendo uma cumprindo o trecho Coxipó-Centro e a outra CPA-Aeroporto.

Diário da Serra

Notícias da editoria