Diário da Serra
Diário da Serra

Logo na abertura, 2º Fórum de Saneamento e Educação Ambiental reúne excelente público

Assessoria 07/11/2019 Geral

II Fórum de Saneamento Básico contou com 351 inscritos. Programação segue nesta quinta e amanhã.

Geral

Aberto ontem (quarta, 06), o 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental atraiu um excelente público no anfiteatro do Centro Cultural, em Tangará da Serra. O evento segue hoje, quinta-feira, e será encerrado amanhã (sexta, 08). A realização é do município, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), com apoio da HidroReader.


A solenidade de abertura contou com o prefeito Fábio Martins Junqueira e o diretor do SAMAE Wesley Lopes Torres. Também compuseram o dispositivo o coordenador do Campus da UNEMAT em Tangará da Serra, professor Raimundo Nonato Cunha de França, e o professor da UFMT Aldecy de Almeida Santos, que está à frente dos estudos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. 
 

Desde a abertura das inscrições, mês passado, foram 351 inscritos representando a sociedade civil organizada, com estudantes, professores, servidores e profissionais de todas as áreas. No dia inaugural do Fórum, os participantes receberam suas credenciais e material na recepção do evento, com atendimento de equipe no saguão principal do Centro Cultural.
 

Bastante variada, a programação inclui palestras, apresentação de projetos, abordagens sobre o serviço público, além de atrativos como o 1º Prêmio Startup, cujos trabalhos selecionados serão apresentados nesta quinta-feira, e, na sexta, a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vem sendo desenvolvido pela autarquia a partir de estudos com participação de especialistas da Uniselva, ligada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 
 

Ontem, quarta-feira, os destaques ficaram por conta da palestra do diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, que apresentou um panorama da autarquia. Torres discorreu sobre os serviços prestados pelo SAMAE, desde o tratamento da água à distribuição ao consumidor final, o esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, a gestão de resíduos sólidos, as obras e tecnologias empregadas, os investimentos em estrutura, ações de preservação e conservação de nascentes (PSA), assim como a situação do abastecimento frente à atual crise hídrica. Informações sobre os investimentos que serão realizados para ampliação da reservação de água e captação/adução a partir do rio Sepotuba também estiverem em pauta.
 

Além da exposição de Wesley, foram ministradas palestras sobre ‘Evolução e Gerenciamento de Resíduos Sólidos’ e ‘Educação Ambiental: A chave para um novo amanhã’, com os servidores Marcel Berteges e Hugo Moreno.
 

A programação completa para hoje (quinta, 07/11) e amanhã (sexta-feira, 08/11) constam ao final desta matéria.
 

Integração
 

Segundo o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, o evento é essencial para a integração da sociedade com o tema ‘Saneamento Básico’ e seus conceitos, além de uma maior compreensão da função e atuação da autarquia. “É um evento voltado à sociedade tangaraense, uma oportunidade de expor o que temos em Tangará da Serra, na qualidade da água, no esgotamento sanitário, na política de resíduos sólidos e nos serviços em geral que o SAMAE oferece”, colocou.

Diário da Serra

Notícias da editoria