Diário da Serra
Diário da Serra

Estudantes farão segunda etapa do Enem neste domingo

Paulo Desidério - Redação DS 07/11/2019 Educação

Em Tangará, provas serão aplicadas nas escolas 13 de Maio, João Batista e na Unic

Educação

Cerca de 2.700 estudantes que miram vagas em universidades de todo o país prestaram a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Tangará da Serra. No município, as escolas 13 de Maio, João Batista e o campus da Unic são os locais da prova.

 

No primeiro dia, os estudantes tiveram as provas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, que neste ano trouxe como tema a ‘Democratização do cinema no Brasil’.

 

Irineu Marcelo é estudante do 3º ano do Ensino Médio e fez a prova pela segunda vez. Ele conta que sentiu diferença com relação às questões e até mesmo alguns assuntos que deixaram de cair no exame.

 

"A prova para mim foi um Enem muito diferenciado do outro ano que eu fiz. Nos outros anos caíram matérias muito mais do cotidiano dos brasileiros, da história do Brasil. Por exemplo, em história não caiu Era Vargas, não caiu o período da Ditadura Militar, que são marcos importantes do nosso país, que a gente estudou tanto no Ensino Médio", afirma.

 

No próximo domingo, 10, Irineu se juntará novamente ao grupo de 5 milhões de estudantes que prestarão a segunda etapa da prova em 1.727 cidades do país. Desta vez, todos terão de responder a 45 questões nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Ele vê com apreensão o que está por vir.

 

“É delicado pensar sobre a prova desse fim de semana. Porque teve essa surpresa da primeira semana em humanas, nas matérias de história e geografia. Coisas que caíram em todos os anos, esse ano não caiu. Não sei o que esperar no domingo (...). Acho que nunca teve tanta dúvida na história do Enem. Foi uma mudança muito grande, imagina em exatas. Estamos bem apreensivos", completou.

 

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A prova será aplicada às 13h30 e termina Às 18h30.

Diário da Serra

Notícias da editoria