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COMÊNIO, PESTALOZZI E DECROLY

Sebastian Ramos 10/11/2019 Artigos

A cultura de cada criança deve ser respeitada e praticada no ensino-aprendizagem

Artigo

João Amós Comênio (1592 – 1657) foi um dos pioneiros a pensar na educação das crianças. Foi também um dos primeiros pensadores a voltar suas forças para defender a convicção de que as crianças deveriam ter seus direitos respeitados no que diz respeito a aprendizagem.  A educação pensada a partir de Comênio defende com muita propriedade que a família é o centro para a educação infantil. Interdisciplinaridade, afetividade na educação, liberdade e autoestima podem ser encontradas entre as ideias de Comênio. Família, Sociedade e Escola necessariamente precisam estar interligadas para que a criança tenha sucesso nos estudos, ensinou o “Pai da Didática”. Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi um grande educador que revolucionou o modo de praticar a educação e a maneira de considerar a criança nas relações ensino-aprendizagem.  Este teórico suíço com suas ideias e teorias alcançou o mundo. No Brasil seus ensinamentos são vistos pelas escolas afora e pelos documentos que norteiam nossa educação. O humanismo prepondera em suas ideias, sendo considerado um grande humanista na história. Pestalozzi aproximou a relação família-criança-escola, sendo a afetividade o elo de ligação nesta tríade. Este autor pensou muito além do seu tempo, amou as crianças e defendeu-as em sua obra. A relação família e escola já era muito defendida por ele, para que as crianças tivessem um ambiente saudável e agradável para aprender, especialmente a leitura e a escrita. Suas ideias estiveram e estão também em sintonia muito próxima com a defesa das pessoas com deficiência. Depois de Pestalozzi a educação nunca mais foi a mesma. Ovide Decroly (1871 – 1932) foi um estudante muito rebelde e talvez esse fato, no caso dele, fez com que quisesse e promovesse mudanças na sociedade.  Sua rebeldia se converteu em boas ações. Foi um psicólogo que como outros revolucionou a educação no mundo e no Brasil. Este autor desenvolveu suas ideias na educação a partir de uma tríade, seu método: observação, associação e expressão. Decroly defendia que o estímulo era algo necessário para a formação da criança. Era psicólogo, suas teorias influenciaram sobremaneira a educação brasileira. Em sintonia com John Dewey deixou muitas lições para as escolas brasileiras. A escola deve de fato ser um campo aberto. A escola não pode cercear a aprendizagem de nenhuma criança. A criança tem interesses e estes devem ser respeitados na sua formação, segundo este autor. Decroly também muito colaborou nas discussões em torno das pessoas com deficiência, desenvolvendo seu trabalho em sintonia muito grande com as questões das deficiências na educação das crianças.  A cultura de cada criança deve ser respeitada e praticada no ensino-aprendizagem. No Brasil, Paulo Freire deu vida a muitas ideias deste educador belga.

Prof. Me. Sebastian Ramos
professorsebastian@hotmail.com



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