Diário da Serra
Diário da Serra

Projeto ‘Fossa Verde’ é o vencedor do 1º Prêmio Startup

Enfoque Business 11/11/2019 Geral

1º Prêmio Startup foi organizado pelo SAMAE com apoio da HidroReader.

Geral

O projeto de fossa séptica sustentável voltado à zona rural foi o grande vencedor do 1º Prêmio Startup, evento paralelo ao 2º Fórum Municipal de Saneamento Básico e Educação Ambiental, promovido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Tangará da Serra de 08 a 11 últimos, no Centro Cultural.

 

Julgado ontem (sexta) como vencedor, o ‘Fossa Verde” foi apresentado ainda na quinta-feira junto a outros dois projetos, pelos empreendedores Mayra Paula de Souza, Akson Calomezore Monzilar e Wesley Pereira de Jesus.  Os autores do trabalho receberam como prêmio um notebook Lenovo, patrocinado pela HidroReader, startup que nasceu em Tangará da Serra e hoje mantém sede em São Paulo para produção industrial de hidrômetros e sistemas de telemetria para ambientes ‘smart city’.

 

Na quinta-feira, durante a apresentação, os três trabalhos selecionados para o 1º Prêmio Startup foram aplaudidos pelo público presente. Além do ‘Fossa Verde’, foram apresentados projetos de ‘Sabão em Pó Ecológico de Sabão Verde’ e ‘Inovação em Tecnologia da Informação no Atendimento dos Serviços Prestados pelo SAMAE’, estes classificados em segundo e terceiro lugares.

 

O vencedor Fossa Verde

O projeto consiste em fossa séptica sustentável com estrutura em alvenaria de quatro paredes, a pelo menos um metro de profundidade no solo. O fundo da estrutura recebe produto impermeabilizante, uma camada de entulhos, uma tubulação de pneus, outras camadas de brita, areia e terra e, por fim, plantas de folhas largas, como bananeira e mamoeiro. As plantas recebem nutrição a partir da evapotranspiração da água dos dejetos, a qual contém ferro e nitrogênio. Raízes não são recomendadas neste processo. O custo da fossa verde chega, no máximo, a R$ 700 e tem como público alvo propriedades na zona rural, onde não há saneamento como nas cidades.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria