Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha Novembro Azul oferece atendimento gratuito em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 11/11/2019 Saúde

Serão 70 atendimentos para homens acima de 45 anos

Atendimentos serão feitos pelo médico Elder Cardoso

O Grupo de Apoio Oncológico (GAO) de Tangará da Serra, em parceria com o médico urologista Elder Cardoso de Oliveira e o Laboratório Bioclinica, realizarão mais um mutirão de atendimentos em atenção a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de mobilizar quanto à prevenção do câncer de próstata.


De acordo com a presidente do GAO, Edna Girotto, serão 70 atendimentos gratuitos, para homens com idade superior a 45 anos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o PSA, exame de sangue que permite detectar a doença, e o exame de rastreamento para o câncer de próstata pelo toque retal para todos os homens com mais de 50 anos.


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, dada assim a importância de todo o mês voltado ao debate e à conscientização sobre a necessidade de os homens procurarem o médico com regularidade e cuidarem da saúde. “Razão de tamanha importância para o tema é o câncer de próstata, pois é o câncer sólido mais comum nos homens. 25% dos homens morrem dessa doença e 20% ainda são diagnosticados com doença em uma fase avançada”, alerta o urologista Elder Cardoso de Oliveira, ao destacar que ações de prevenção são importantes. “Continuo esse ano atuando na conscientização de massa, com diversas palestras, no campo e na cidade, pois acredito que somente a informação pode vencer o preconceito, assim como faremos atendimento gratuito junto ao GAO, dando oportunidade àquele homem carente que se preocupa com sua saúde”.


As ações acontecerão no próximo dia 20 de novembro, na sede do GAO, somente no período da manhã. Antes disso, o GAO realiza a triagem daqueles que passarão pelo atendimento. Aqueles que tiverem interesse, devem entrar em contato pelo 65 99904-2399.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria