Diário da Serra
Diário da Serra

Adução do Sepotuba, tratamento de esgoto e microdrenagem são prioridades de curto prazo

Sergio Roberto / Enfoque Business 11/11/2019 Geral

O prognóstico consta no Plano Municipal de Saneamento Básico

O PMSB foi apresentado pelo professor Aldecy de Almeida Santos

Captação e adução de água do rio Sepotuba, ampliação do sistema de tratamento de esgoto e manutenção da rede de drenagem de águas pluviais estão entre as prioridades de curto prazo (até três anos) do município de Tangará da Serra na área de saneamento básico. O prognóstico consta no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), apresentado durante o 2º Fórum Municipal de Saneamento Básico e Educação Ambiental.


O PMSB foi apresentado pelo professor Aldecy de Almeida Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso, que coordenou os estudos contratados pelo município. Segundo ele, a infraestrutura de abastecimento do município é de “ótima qualidade”, mas em razão do crescimento populacional e da estrutura urbana a ampliação do sistema de captação de água é a principal demanda do município, com a solução principal sendo a captação e adução de água do rio Sepotuba para abastecimento público.


Outra prioridade para até três anos é a macromedição da saída de água dos reservatórios do município para fins de controle e combate às perdas, que chegam a 30% do total de água tratada, índice considerado alto e que corresponde a uma das deficiências do sistema de abastecimento.


Segundo o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, o município deverá investir na implantação do sistema de captação junto ao Sepotuba já em 2020, com licitação da obra que será iniciada com recursos próprios. O município também pleiteia financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para investir no setor. Outra fonte de recursos tem origem na Câmara Federal, através de emenda de bancada que poderá – se confirmada – resultar em recursos federais na ordem de R$ 16 milhões, sendo a metade em 2020 e o restante em 2021.


Esgoto - Quanto ao tratamento de esgoto, o prognóstico do PMSB indica a necessidade de retomada de obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e da rede coletora. Atualmente, o município conta com um índice de 32% de cobertura da área urbana.


Segundo Wesley Lopes Torres, o município já assinou contrato com a CEF para investimento na ordem de R$ 25 milhões para ampliação na rede coletora e estações elevatórias, o que deverá proporcionar um salto do índice de cobertura para 92% da área urbana.


Drenagem - A manutenção preventiva e corretiva do sistema de microdrenagem urbana e a adequação de estradas vicinais e vias urbanas também estão entre as prioridades de curto prazo definidas no PMSB.


Segundo o professor Aldecy de Almeida Santos, as áreas urbana e rural de Tangará da Serra possuem cerca de 20 microbacias que favorecem a recepção das águas pluviais escoadas. No caso da área urbana, há boa estrutura de drenagem, mas com limitações importantes. “O sistema dispõe de galerias, mas elas contém muitos resíduos, o que indica necessidade de manutenção”, disse.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria