Diário da Serra
Diário da Serra

Cadeia feminina de Tangará é desativada

Rodrigo Soares/ Redação DS 13/11/2019 Polícia

O motivo da remoção das mais de 60 detentas era a condição não adequada da estrutura

Polícia

A Cadeia Pública Feminina de Tangará da Serra está desativada. Na tarde desta terça-feira, dia 12 de novembro, agentes penitenciários realizaram a transferência de detentas para outra unidade, localizada em Cuiabá. A desativação da cadeia feminina do município já vinha há um bom tempo sendo pauta de reuniões internas entre autoridades do sistema penitenciário e Governo do Estado. O motivo da remoção das mais de 60 detentas era a condição não adequada da estrutura, que ficava localizada na região central da cidade.


Para uma funcionária que trabalha em um comércio próximo da antiga cadeia, a desativação do local é vista como forma positiva. “Eles fizeram a transferência das detentas hoje (terça-feira). Acredito que vai ficar melhor, pois a unidade ficava no centro, na região comercial, onde acredito que não seja muito apropriado”, contou a funcionária, que preferiu não ter sua identidade revelada.


Conforme o Diário da Serra já veiculou, a antiga cadeia feminina contava com uma estrutura antiga e ultrapassava o limite de capacidade. A intenção do Governo do Estado é construir um prédio novo nas proximidades do Centro de Detenção Provisória (CDP), formando assim um complexo penitenciário. O atual terreno onde abrigava as detentas deve ser vendido. “Vão avaliar quantos custa o terreno para fazer o chamamento público e ver quem tem interesse em adquirir (...) A intenção é que o espaço hoje que compreende o CDP masculino também abrigue  o novo espaço para o sistema penitenciário (feminino)”, declarou o secretário Adjunto de Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso, Emanoel Alves Flores, em reunião ocorrida em Tangará da Serrano final do mês de agosto.

Diário da Serra

Notícias da editoria