Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará da Serra ganhará centro de excelência ILPF

Sergio Roberto / Enfoque Business 12/11/2019 Geral

As obras terão lugar no Parque de Exposições

Sistema ILPF promove a recuperação de áreas de pastagens

Um centro de excelência em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) será construído em Tangará da Serra a partir de 2020. As obras, já em licitação pelo Sistema Famato, terão lugar no Parque de Exposições, junto ao Anel Viário, e serão geridas pelo Senar-MT. A informação é do presidente da Famato, Normando Corral.


A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso.


Dessa forma, permite a diversificação das atividades econômicas na propriedade e minimiza os riscos de frustração de renda por eventos climáticos ou por condições de mercado.


A integração também reduz o uso de agroquímicos, a abertura de novas áreas para fins agropecuários e o passivo ambiental. Possibilita, ao mesmo tempo, o aumento da biodiversidade e do controle dos processos erosivos com a manutenção da cobertura do solo. Aliada a práticas conservacionistas, como o plantio direto, se constitui em uma alternativa econômica e sustentável para elevar a produtividade de áreas degradadas.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria