Diário da Serra
Diário da Serra

Quase metade dos resíduos sólidos da cidade serve para compostagem

Sergio Roberto / Enfoque Business 13/11/2019 Geral

Tangará da Serra produz diariamente 79 toneladas de resíduos sólidos

Aproveitamento de lixo orgânico para compostagem aliviaria a carga no Aterro Sanitário

A apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) trouxe algumas informações surpreendentes relacionadas a Tangará da Serra. A gestão dos resíduos sólidos é um dos quatro eixos do PMSB, ao lado do abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem de águas pluviais. Uma informação que causou surpresa – tanto nos presentes como na própria equipe da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que realizou os estudos – está relacionada à produção de resíduos pela população local.


Das 79 toneladas produzidas diariamente pelos tangaraenses, nada menos que 41 toneladas são de lixo orgânico, o que significa mais da metade – 51,9% – do volume gerado. “Destas 41 toneladas, 90% pode ser destinado a compostagem”, disse o professor e pesquisador da UFMT Aldecy de Almeida Santos, coordenador dos estudos. Ou seja, praticamente 37 toneladas – 46,8% do volume total – poderiam virar adubo de excelente qualidade.


Para Aldecy, a proporção de lixo orgânico em relação ao total de resíduos que todos os dias são produzidos em Tangará da Serra tem vários significados. “Pode gerar emprego e renda, mas as vantagens vão além”, disse, enumerando alguns tópicos.


Em primeiro lugar, o lixo orgânico pode ser convertido em adubo a ser utilizado pelo município e até mesmo comercializado a um custo relativamente baixo, caso seja produzido no sistema cooperativo. Neste aspecto se encaixaria a Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan).
Em segundo lugar, o aproveitamento de lixo orgânico para compostagem aliviaria a carga no Aterro Sanitário, aumentando do destino final. E, em terceiro lugar, a destinação do resíduo orgânico resultaria na diminuição do passivo ambiental da cidade ao reduzir a emissão de gás metano (causador do efeito estufa) e, também, na diminuição do uso de adubos químicos no meio ambiente.


O grande volume de lixo orgânico pode significar, também, um desperdício considerável de alimentos na cidade. As sobras da Feira do Produtor, tanto no Centro como na Vila Alta e em outros bairros, revelam este aspecto.


Números - Com 103 mil habitantes (IBGE), Tangará da Serra produz diariamente 79 toneladas de resíduos sólidos. Além das 41 toneladas em lixo orgânico, a população tangaraense produz diariamente 14 toneladas de entulho e outras 21 toneladas de material reciclável. A média per capita de produção de resíduos em Tangará da Serra é de 0,86 kg/habitante/dia.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria