Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 13/11/2019 Bastidores da Politica

14/11

Bastidores da Politica

Previdência

O esboço do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência estadual, apresentado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, fixa a aposentadoria voluntária dos servidores em 65 anos para homens e 62 para mulheres.


Necessidade

Segundo o democrata, a medida é necessária, pois nos últimos 4 anos a idade média de aposentadoria foi de 56 anos. Sendo que o tempo médio de duração da aposentadoria chega a 28 anos. Por conta disso, até 2023, Mato Grosso terá mais inativos do que servidores trabalhando.


Regras

As regras para o cálculo dos proventos de aposentadoria serão disciplinadas•em lei específica. Os servidores que optarem por continuar trabalhando após o período mínimo para aposentadoria serão compulsoriamente desligados aos 75 anos de idade.


Publicidade

Relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) aponta que o governo Jair Bolsonaro mudou a lógica de distribuição de verbas publicitárias para TVs abertas. A Globo tem agora participação bem menor do uqe Record TV e SBT, o que não se verificava no passado.


Selma

A senadora Selma Arruda (Podemos) reagiu a recentes declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou que conseguiu a “proeza” de arrumar uma namorada enquanto estava preso.  “Mulher cadeieira, barata e porcaria tem é muita”, afirmou ela.


Botelho: sem reforma, MT será inserido no cadastro de devedores

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), afirmou que se Mato Grosso não aprovar uma reforma na Previdência dos servidores públicos será inserido no cadastro de devedores em breve. Em conversa com a imprensa, na manhã desta quarta-feira, 03, o parlamentar citou que o sistema no Estado tem um rombo anual de R$ 1,3 bilhão e que, portanto, precisa ser alterado.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria