Diário da Serra
Diário da Serra

Após mais de dois meses, racionamento de água chega ao fim em Tangará da Serra

Rodrigo Soares / Redação DS 18/11/2019 Geral

Anúncio oficial do fim do racionamento será realizado nessa semana

Diretor do Samae, Wesley Torres

Pouco mais de dois meses depois de ter sido imposto à população, chega ao fim o racionamento de água em Tangará da Serra.  O anúncio oficial será realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) ainda nessa semana, em coletiva de imprensa. 


“Hoje estamos com o nível no Queima- Pé dentro do esperado e recuperamos a reservação. Estamos fazendo todos os levantamentos do que foi economizado durante o racionamento, quais ações foram feitas, quanto tempo as represas ganharam, entre outros, para anunciar para população”, afirmou o diretor do Samae, Wesley Torres, ao destacar que a coletiva de imprensa está prevista para acontecer na próxima quinta-feira, 21 de novembro. 


Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, durante o período de racionamento no município, o Samae  realizou uma série de trabalhos para que a população não ficasse por muito tempo sem água, situação preocupante que aconteceu no ano de 2016 e que voltou a ameaçar os consumidores nesse ano devido a vazão de água semelhante no rio que abastece a cidade.


 Apesar de não ter registrado o mesmo cenário do último racionamento, quando os consumidores passaram dias sem água nas torneiras, o rodízio de abastecimento de água nesse ano em Tangará da Serra foi uma alternativa encontrada pelo Samae, que utilizou os reservatórios no enfrentamento direto da seca. Para que a água continuasse sendo distribuída para todos os moradores, a concessionária realizou o abastecimento da cidade dia sim, dia não.


“Nosso grande alento foi o investimento que realizamos com novas represas, que fizeram a complementação de abastecimento por 80 dias (...) A gente trabalha com previsão, mas nada é certo. Tivemos chuvas previstas que não vieram e tivemos chuvas que não estavam previstas que vieram “, afirmou Torres em entrevista cedida recentemente do DS.

Diário da Serra

Notícias da editoria