Diário da Serra
Diário da Serra

Valorize a diversidade! DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cacilda Almeida da S. Marciano e Cacilene Almeida da Silva 19/11/2019 Artigos

O preconceito parte do ser humano e muitas vezes do próprio negro que julga “coitado”

Artigos

O dia 20 de novembro e reservado no calendário brasileiro como dia dedicado a consciência negra. Essa data comemora o abandono desleixo discriminação sofrida pelos negros e afrodescentes. Os maus tratos dados a esses indivíduos, peculiar a sua cor e origem. Muitos hasteou bandeiras em suas defesas explorando a situação alheia. Os negros e afrodescentes resultaram em um preconceito que atingiu toda sociedade tornando um desconforto constantemente.
Nos últimos tempos a questão do racismo preconceito tomou dimensão além de raciais, tornou se algo recorrente não apenas na questão de raças, opção sexual, no trabalho, na condição financeira e vida social em geral. Segundo o jornal o Globo esta é a primeira vez que os negros ocupam mais da metade das vagas nas universidades públicas. Porém os estudantes pretos ou pardos ainda enfrentam brincadeiras racistas de alunos, professores e funcionários e quando acontece algum crime na universidade, como furto, roubo ou estupro, a suspeita recai sempre sobre os alunos negros.
No entanto devemos lembrar que preconceito não está limitado aos negros, muitos independentes de raça sexo e condições sociais, muitos aproveitam para tirar vantagem dessa situação.
O preconceito parte do ser humano e muitas vezes do próprio negro que julga “coitado” terceiriza a culpa alegando perseguição devido a suas origens. O complexo de inferioridade pelas situações vividas no dia a dia faz com que ele sinta assim. A autoestima é fundamental nesse processo para o fortalecimento na construção da identidade.
Devemos relembrar que muitos nossos grandes homens históricos como Nelson Mandela ex presidente, da África do Sul e Barak Obama ex presidente, do Estados Unidos maior potência econômica do mundo sofreram preconceito proveniente a sua raça e humildade .No entanto cada um deles escreveram suas histórias para o mundo com dignidade deixando seu legado como exemplo, todos são aptos a superar a diversidade.
Em síntese não precisamos de dias especiais para que as personagens sejam lembradas, precisamos de respeito a diversidade, solidariedade, justiça, amor com o próximo e oportunidades de direito para todos.

Prof.ª Esp. Cacilda Almeida da S. Marciano
Prof.ª Esp. Cacilene Almeida da Silva

Diário da Serra

Notícias da editoria