Diário da Serra
Diário da Serra

Alunos de Ciências Biológicas da Unemat fazem visita técnica ao Batalhão Ambiental

Secom-MT 21/11/2019 Rural

Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Tangará da Serra, realizaram visita técnica ao Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental. A visita foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de  Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e foi parte da disciplina Manejo de Fauna Silvestre.

 

A visita foi importante para mostrar aos futuros profissionais como ocorre, na prática, a aplicação de técnicas de manejo ambiental que visa a proteção das espécies e de seus ecossistemas e como as decisões tomadas por biólogos especialistas na área garantem essa conservação, explicou o biólogo e doutor em zoologia Diones Krinski, Gerente de Fauna Silvestre da Sema.

 

Os estudantes aprovaram a visita. Durante a estadia em Cuiabá também conheceram o Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acompanharam atividades educativas e de pesquisa realizadas no centro.

 

A estudante do 8º semestre, Jaine Gonçales, destacou que durante a aula de campo pode observar a importância do trabalho coletivo, desde a captura até a destinação dos animais para a natureza.

 

“Foi importante ver o trabalho da Polícia Ambiental e da Sema sobre o cuidado com os animais silvestres. Pudemos perceber que é um trabalho árduo, que envolve muito amor, carinho e dedicação. É extremamente importante o contato direto com essa prática e ver que temos profissionais capacitados e dedicados”.

 

Wuglenya Daislla, academia do 10º semestre, afirmou que a visita foi uma grande fonte de aprendizado pois possibilitou o contato direto com os animais integrando a teoria estudada em sala de aula com a prática e o cotidiano do manejo de fauna.

 

“Nos possibilitou ver que pessoas que praticam atos de maus tratos e crueldade contra animais podem ser punidas e a forma como estes animais são tratados e recuperados quando chegam ao Batalhão”.

 

Por meio dessa visita técnica tivemos a oportunidade de acompanhar um pouco da rotina do papel desempenhado pelos profissionais da área ambiental e militares, ressaltou Kamila Rezende, também aluna do 10º semestre .

 

“Pudemos conciliar tudo que aprendemos durante a teoria da disciplina de Manejo de Fauna com o que nos foi apresentado hoje, além de também evidenciar os desafios que envolvem a captura, recuperação e destinação de animais silvestres no nosso Estado”.

 

Universidades e cursos técnicos que tiverem interesse em fazer a visita técnica no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental podem encaminhar a solicitação pelo email: faunaepesca@sema.mt.gov.br

Diário da Serra

Notícias da editoria