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FRÖEBEL, MONTESSORI E FREINET

Sebastian Ramos 24/11/2019 Artigos

Professores jardineiros e estudantes flores a serem regadas e cuidadas

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Friedrich Fröebel (1782 – 1852) Mais um grande nome da educação e especificamente da educação infantil. Você sabia que este autor criou o primeiro jardim de infância do mundo? Pois é, este teórico criou o espaço que até hoje inicia a maioria das crianças no mundo da educação e da escola, o famoso ‘Jardim de Infância”, espaço sagrado para a acolhida e a formação da criança em sua idade tenra. No século XVIII/XIX Fröebel despertou sua atenção para a formação das crianças, colaborando sobremaneira para a educação no mundo. Os materiais pedagógicos foram também de vital importância na teoria deste autor que aliando tais materiais com a música, ajudou as crianças a despertarem para o conhecimento e para o estímulo a partir da arte de brincar. Sobre este autor paira o título de “primeiro pedagogo da educação infantil”.  As crianças têm o direito de brincar com os brinquedos que mais se identificam. Além dos componentes curriculares, dos conteúdos formais, o autor já em sua época defendia que as crianças devem aprender também sobre os valores da vida, alcançando e promovendo a dinamicidade e a produtividade de forma agradável. “Professores jardineiros e estudantes flores a serem regadas e cuidadas”.  Maria Montessori (1870 – 1952) enfrentou o mundo desde pequena revolucionando sua época a partir do seu trabalho e da sua atuação na educação. Liberdade e individualidade são marcas na obra desta autora italiana. O Método Montessori é até os dias atuais muito conhecido e praticado na educação infantil. Entre os recursos, o material dourado talvez ganhe destaque no uso para ensinar matemática. A criança precisa ser auxiliada a desenvolver sua autoconfiança, isso ajuda demasiadamente as relações do ensino-aprendizagem.  Salas adaptadas e organizadas de acordo com as crianças dão o tom do método Montessori. Celestin Freinet (1896 – 1966) foi um estudioso francês. Desenvolveu suas ideias a partir da pedagogia social, construiu ideias simples mas que fizeram e fazem a diferença na vida das crianças e da escola como um todo. Provavelmente se você é professor ou professora já usou um dos recursos difundidos por este autor. Pode nunca ter ouvido falar no seu nome, mas muito provavelmente já praticou aulas de campo, passeios fora da escola com fins de estudo e aprendizagem. Este autor francês, é um dos grandes teóricos da educação. queria que os estudantes fossem seres, autônomos, sociais e responsáveis. Lutou para que os estudantes fossem de fato seres pensantes, desenvolvendo tais conceitos a partir da afetividade principalmente.

Prof. Me. Sebastian Ramos
professorsebastian@hotmail.com



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