Diário da Serra
Diário da Serra

Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados

Rodrigo Soares / Redação DS 02/12/2019 Saúde

Tangará da Serra registra preocupante estatística do vírus

Dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica

No último domingo, dia 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Mundial Contra a Aids. A data levantou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, oportunidade em que estatísticas sobre o assunto foram divulgadas em todo o país.


Conforme informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registrou 718 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV neste ano. Desse número, 37,2% foram detectados em jovens com a faixa etária de 20 a 29 anos.


Se comparado a 2018, esse número diminuiu em Mato Grosso. No ano passado, foram 859 pessoas contaminadas pelo vírus.


Em Tangará da Serra, o número de diagnósticos positivos também ainda é preocupante. De acordo com dados repassados pela Vigilância Epidemiológica, somente nesse ano, 46 novos casos foram registrados. Apesar de ser considerado um número alto, a quantidade de diagnósticos positivos caiu em um comparativo com 2018, quando 50 casos foram confirmados.


Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) de Tangará da Serra, Cláudia Cunha de Oliveira, para a luta contra a Aids ser efetiva é fundamental que haja o diagnóstico precoce. “Em Tangará da Serra não tivemos aumento dos casos se compararmos com o ano passado, mas a gente fica preocupado se essa diminuição aconteceu porque o paciente não foi até a unidade fazer o teste  ou se o medo do preconceito afastou o paciente de fazer o exame”, comentou a coordenadora, destacando que ações para prevenção e diagnóstico estão acontecendo de forma intensificada. “Temos trabalhado tanto com qualificação nas USF’s de Tangará como também nos municípios vizinhos”, relatou a responsável.


O CTA/SAE está localizado na Rua Sebastião Barreto, 824 - Centro. Além da unidade, testes rápidos também são oferecidos nas USF’s do município.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria