Diário da Serra
Diário da Serra

Encontro debate novas oportunidades de negócio para o homem do campo em Diamantino

Agência de Notícias AMM 04/12/2019 Geral
Geral

No último sábado, 30 de novembro, ocorreu o Encontro da Agricultura Familiar no Centro de Eventos Juarez de Abreu em Diamantino. O evento com o tema “Conhecimento para você. Fartura para o seu Negócio”  é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae de Tangará da Serra, a Empaer e a Unemat. 

 

Participaram do encontro, o prefeito Eduardo Capistrano (PDT), o gerente regional do Sebrae Vlademir Alves da Silva, o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio ambiente João Pedro Velasco, o vereador Valdemir Costa, a professora mestra Marinalva Pereira dos Santos, o professor mestre Sidney da Costa (ambos da Unemat) e o gerente de negócio do Sicredi Matheus Santos da Silva e o vice- presidente do Sindicato da Empaer Gilmar Antônio. 

 

Após o credenciamento, foram ministradas quatro palestras com os consultores do Sebrae Luis César Pivovar, Ainor Francisco Lotério, o professor da Unemat Sidney da Costa e o vice-presidente do sindicato da Empaer Gilmar Antônio Brunetto. O público presente envolveu jovens e produtores rurais do município.

 

Vlademir explicou que o objetivo maior desse evento é trazer conhecimento ao público alvo, essencialmente para as comunidades rurais do município. “Eu percebo muito nesta estão a preocupação de se trabalhar com as pessoas. Com essas palestras mostramos para produtores que eles são empreendedores, que existe oportunidade de negócio na terra deles e que não precisam sair da terra para buscar novas oportunidades. Essa gestão está preocupada com a agricultura familiar e principalmente em deixar um legado e nós do Sebrae também acreditamos que deixar conhecimento é fundamental, porque de nada adianta gradear a terra, distribuir semente se não oferecer condições para que as pessoas possam produzir”, enfatizou. 

 

O prefeito Eduardo destacou que desde o início da gestão, o produtor rural que vive da agricultura familiar é beneficiado com incentivos oferecidos pelo município. Falou ainda sobre a importância de manter as parcerias com os órgãos reunidos para melhor efetividades das ações desenvolvidas.

 

“É muito importante essa união com o Sebrae, a Empaer, a Unemat e a Prefeitura para o sucesso dessas ações. A gente sempre pensou em valorizar as pessoas, entender a realidade delas para criar projetos e buscar parcerias que atendam as necessidades delas. Investimos na agricultura familiar para que nosso produtor tenha condições e  mais estrutura para investir e aumentar sua produtividade com mais qualidade”, frisou. 

 

O secretário João Pedro pontuou que a ideia do encontro é “fazer com que os produtores vejam novas opções, observem como funciona uma cooperativa, uma associação, mostrar para os jovens a importância da associação familiar para que saiam daqui motivados e retorne para sua propriedade dispostos a produzir mais e diversificar na variedade. O nosso prefeito Eduardo se preocupou em trazer essa parceria com o Sebrae, fortalecer a assistência técnica através da Empaer, e agregar cada vez mais apoiadores como a Unemat que vem nos ajudando e muitas outras instituições importantes para trabalharmos juntos”, destacou.

Diário da Serra

Notícias da editoria