Diário da Serra
Diário da Serra

Indígenas e madeireiros são alvos da Polícia Federal

Olhar Direto 05/12/2019 Polícia

OPERAÇÃO YBYRÁ

Indígenas e madeireiros são alvos de mandados de prisão na ‘Operação Ybyrá’, deflagrada nesta quarta-feira, 04, pela Polícia Federal, com o objetivo de combater a ação de uma organização criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé, que fica localizada no município de Conquista D’Oeste-MT.


No total, foram expedidas 25 ordens judiciais, sendo que 12 mandados são de prisão e 13 de busca e apreensão, nas cidades de Nova Lacerda e Conquista D’Oeste, ambas em Mato Grosso.


Na operação estão sendo presos indígenas e madeireiros. Além disto, uma grande propriedade rural está sendo arrestada (apreendida judicialmente) por ter adquirido madeira oriunda da  reserva indígena.


O foco da exploração ambiental investigada na operação foi a extração da aroeira,  espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991 por uma portaria normativa expedida pelo Ibama.


Os presos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local permanecendo à disposição da Justiça.


A operação visa também identificar outras pessoas responsáveis pela aquisição da aroeira, as quais  serão indiciadas pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento ambiental.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria