Diário da Serra
Diário da Serra

Dia do Voluntariado: Tangará da Serra – uma cidade solidária

Fabíola Tormes / Redação DS 05/12/2019 Geral

No Brasil, conforme aponta pesquisa do IBGE, mais de 7,2 milhões de pessoas estão envolvidas com algum tipo de trabalho voluntário

Geral

Hoje, dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o objetivo de promover e incentivar ações voluntárias ao redor do mundo. No Brasil, conforme aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 7,2 milhões de pessoas estão envolvidas com algum tipo de trabalho voluntário.


Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro, podendo ser feito em todas as esferas da sociedade e, todas as pessoas podem colaborar com seus conhecimentos para ajudar quem mais precisa.


Em Tangará da Serra esses voluntários estão espalhados, por exemplo, em clubes de serviço – organizações sem fins lucrativos de trabalho voluntário onde os membros se encontram regularmente para discutir a realização de obras à comunidade. Um desses voluntários é Lauro Roberto, que há 20 anos é associado do Lions Clube Tangará da Serra. Ele, que participa ao lado da esposa, Zeneida, afirma que se tornou um ser humano ainda melhor quando começou a trabalhar voluntariamente pela comunidade. “Não tem coisa melhor”, garante.


Além desses voluntários, vinculados a clubes de serviços, temos ainda inúmeros espalhados em ações de empresas, em diretoria de entidades, instituições, igrejas e outros, como Janete Maria Schneider que trabalha há dois anos como voluntária na Infância Missionária. “É um ato de amor, de respeito com o próximo, de solidariedade (…) É uma motivação que me alegra muito”, afirma a voluntária, ao destacar que “ver a alegria, o bem estar destas pessoas que ajudamos, não tem preço. É muito gratificante”.

Diário da Serra

Notícias da editoria