Diário da Serra
Diário da Serra

Alunos apostam em intercâmbio cultural

Adilson Rosa / Seduc-MT 10/12/2019 Educação

Alunos visitaram a Escola Indígena Myhyinymykyta Skiripi

Alunos participaram das atividades preparadas pelos anfitriões

Alunos da Escola Estadual Ana Neri, localizada no município de Juína realizaram intercâmbio com a Escola Estadual Indígena Myhyinymykyta Skiripi, da etnia Rikbaktsa no município vizinho de Juruena. Durante a visita de um dia, os alunos participaram das atividades preparadas pelos anfitriões.


Durante o dia, houve um bate-papo, através de roda de conversa para se conhecerem melhor. Houve aula de língua Macro-Jê. Em seguida, foi apresentada a dança tradicional indígena com pintura corporal indígena. Na sequência, os alunos tiveram contato com arco e flecha, além de teatro, torta na cara e um jogo de futebol entre a equipe da aldeia e os alunos da Escola Ana Neri.


As atividades se encerraram banho de rio nas águas tranquilas e límpidas do rio Juruena, que está localizado na aldeia e considerado em segundo lugar no ranking dos rios mais preservados do Brasil.


Segundo a professora Vanilda dos Reis, responsável pelo intercâmbio, os alunos saíram da aldeia impressionados positivamente com o trabalho e organização dos Rikbtsa. “Uma aula prática, uma visita numa aldeia para acabar com todos os preconceitos, pois acreditavam que as pessoas indígenas eram seres folclóricos, exóticos. Esses estereótipos, mesmo após tantos estudos e esclarecimentos, ainda insistem em avultar na nossa sociedade e foi fator preponderante para que lançássemos a proposta de intercâmbio para meus colegas professores de área”, comemora a professora.


A EEI Myhyinymykyta Skiripi está localizada na Aldeia Barranco Vermelho, em Brasnorte, a 95 quilômetros de Juína. Construída na margem direita do Rio Juruena, a unidade escolar oferece Ensino Fundamental e Médio para crianças e jovens da etnia Rikbaktsa.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria