Diário da Serra
Diário da Serra

Estágio e jovem aprendiz são opções de novos planos para este ano

Rodrigo Soares / Redação DS 05/01/2020 Geral

Oportunidades disponíveis para serem aproveitadas já no início deste ano

Programa oferece benefícios 

Estágio e jovem aprendiz são opções de novos planos para este ano 

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas estabelecem novos planos para que resultados positivos sejam alcançados nos próximos meses, seja através de mudanças na rotina ou até mesmo na busca de outros desafios. São muitas oportunidades disponíveis para serem aproveitadas já no início deste ano, proporcionadas por empresas e instituições de Tangará da Serra que oferecem vagas para estágio acadêmico remunerado e atividades do programa jovem aprendiz. 


De acordo com o diretor geral de uma dessas empresas, Ronan Marcelo Freitas, tanto o estágio quanto o jovem aprendiz oferecem inúmeras vantagens. “O estágio é excelente para as empresas porque diminui os encargos sociais e ainda apoia o jovem a entrar no mercado de trabalho. O jovem aprendiz, as empresas contratam porque são obrigadas, mas também trata-se da lei de responsabilidade social da cota de aprendizagem social no Brasil”, relatou o responsável, ao destacar que é importante que as pessoas saibam a diferença dos programas de estagiário e jovem aprendiz. “Muitas vezes, a pessoa tem requisitos para as duas funções. A diferença é que no estágio não assina a carteira de trabalho, e no jovem aprendiz sim. Contudo, temos muito mais vagas de estágio do que para jovem aprendiz. Estagiário pode ser a partir dos 16 anos, e menor aprendiz, dos 14”, explicou o profissional. 


“Enquanto o foco do emprego é a produtividade, no estágio o foco é aprendizagem. O jovem no mercado de trabalho não se trata apenas de uma lei social da cota de aprendizagem, e sim de uma política cultural nas organizações de inclusão das pessoas que mais precisam de oportunidades”, enfatizou Ronan. 


A Estágio Fácil, da qual Ronan é responsável, desenvolve suas atividades desde o ano de 2006, sendo uma agência de integração com o objetivo de promover a aproximação entre os sistemas de ensino com as empresas, visando identificar e captar oportunidades de estágio para os estudantes. 


Candidatos podem solicitar vagas gratuitamente 

Além de servir como um novo plano para que o ano seja marcado por resultados positivos, tanto na vida acadêmica como também no início das atividades no mercado de trabalho, as empresas deste ramo oferecem outros benefícios.  


A agente de integração  Andriely Souza explicou a reportagem do Diário da Serra que os candidatos interessados em estágio ou jovem aprendiz podem solicitar vaga de forma gratuita. As empresas cadastradas pela agência integradora também contam com vantagens. “A gente tem o banco de vagas, onde o jovem pode se cadastrar sem a cobrança de nenhum valor. As empresas também podem nos procurar. O estabelecimento, fazendo o cadastro, só pagará a anuidade se tiver estagiário contratado, caso contrário, deixa o a cadastro ativo e a gente continua fazendo as análises”, afirmou a agente da Estágio Fácil, ao explicar que o estágio trata-se de um ato educativo escolar supervisionado, que é desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. 


“Estágio é um sistema de aprendizagem onde o aluno, tanto da graduação quanto do ensino médio, pode ingressar no mercado de trabalho ganhando um valor. É muito bom principalmente na graduação, onde o candidato tem a vantagem de entender o que estuda na teoria, sendo aplicado na prática”, relatou a agente integradora, explicando ainda que já em relação ao programa jovem aprendiz, além de ser encaminhado ao mercado de trabalho, o candidato passa por um curso. 



Diário da Serra

Notícias da editoria