Diário da Serra
Diário da Serra

Pensar antes de agir

Francisney Liberato Batista Siqueira 06/01/2020 Artigos

Fazer isso é tomar um antídoto contra arrependimentos e ressentimentos

Artigos

Em 02 de janeiro de 2020, em passeio à Camboriú – SC, enquanto relaxava a beira da praia, resolvi observar aquela vista em pé, com os pés na água.


A chave do carro e o celular estavam no bolso do meu short. Não havia pretensão de deixa-los em uma superfície segura, visto que eu iria apenas observar o mar.


Enquanto contemplava aquele cenário, atentei-me as ondas que quebravam com muita intensidade sobre os meus pés. Fiquei pensando: “E se uma dessas ondas me desequilibrasse e eu viesse a cair?” Óbvio que minha preocupação decorria da minha fase de recuperação, após uma lesão dos ligamentos do pé direito.


Essa situação me levou a pensar que, as vezes, queremos ter o controle sobre todas as coisas da vida, achando que temos esse poder, mas nos esquecemos que muitas situações fogem de nosso alcance e se desdobram sem que façamos algo para impedir.


Não somos bons o suficiente para resolvermos tudo em nossa vida. Não temos o controle sobre tudo.


Sabe de uma coisa? Precisamos parar e refletir um pouco em nossas atitudes que provocarão consequências, tanto positivas quanto negativas, mas isso deve ser feito antes de agir.


Quando agimos sem pensar, normalmente recebemos uma consequência negativa. Se você e eu pensássemos mais, quem sabe evitaríamos muitos desastres e dissabores.


Eu poderia perder o equilíbrio e cair na água, até aí sem nenhum problema, todavia, o impasse seria cair com o aparelho de celular e as chaves do carro, me causando prejuízos desnecessários, além de me martirizar e gerar sentimento de culpa.


Se eu pensasse antes, qual seria a dificuldade de retirar os objetos do bolso e guardar numa bolsa? Não me custaria nada e não gastaria mais do que 15 segundos. Imaginamos ter o controle sobre todas as circunstâncias da vida, achando que nada dará errado, contudo, sabemos que isso não é possível.


Ainda bem que o cenário apresentado foi apenas um exercício mental, mas são acontecimentos reais que podem surgir na vida dos seres humanos.


A proposta para mim e para você é: não temos o controle de tudo. É melhor pensar antes de agir. São nos pequenos detalhes que podemos vacilar e sofrer resultados negativos, desnecessários e imaturos.


Faça hoje uma reflexão na sua vida e observe a quantidade de situações similares que já ocorreram na sua existência e que poderia ter um resultado melhor do que efetivamente foi. Por isso, é importante ponderar antes de agir. Pense nisso, não desperdice as oportunidades para tomar decisões mais assertivas.


 
FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria