Diário da Serra
Diário da Serra

Sem arrependimentos!

Fabíola Fernandes 13/01/2020 Artigos

Auto aceitação é a expressão mais linda de amor próprio

Artigos

Ano novo, vida nova, promessas novas...


Nessa época do ano é comum ver algumas pessoas avaliando o ano que passou carregados de culpas por aquilo que não conseguiram executar. Pensando nisso, trarei a você leitor durante as próximas semanas 05 dicas valiosas para viver sem arrependimentos e fazer de 2020 o melhor ano da sua história.


A primeira delas é: Seja gestor de si

 


Para um gestor de alguma empresa ser bem-sucedido ele precisa compreender os processos, as normas e as pessoas envolvidas com a instituição, mas e quando se trata de nós, da auto-gestão, do eu interior o que fazer? Por que fazemos o que fazemos?


Quantas vezes durante sua semana você tem parado para fazer uma auto avaliação? Consegue descrever com convicção suas maiores qualidades bem como as suas fragilidades? Posso afirmar com certeza que o autoconhecimento é o ponto de partida para gestão pessoal bem-sucedida. Estamos desfrutando de velocidade nas informações, nos conectamos com muita facilidade a tudo que queremos, porém, essa autonomia tem distanciado o ser humano da sua essência.


Desafio você leitor para em frente ao espelho e observar seu rosto com as marcas do tempo e dizer a você mesmo suas maiores qualidades, suas maiores fragilidades e seu talento natural.


Precisamos dedicar tempo para um olhar mais apurado ao nosso interior, gastamos nossa energia diariamente com fatores externos, produtividade, resultados e esquecemos que também precisamos de um cuidado especial. Reconhecer suas características internas será fundamental para impulsionar seu talento, potencializar qualidades e neutralizar suas fragilidades.


Não camufle seus sentimentos e nem a sua história, compreenda suas limitações e a intenção positiva de tudo o que acontece na sua vida.


Auto aceitação é a expressão mais linda de amor próprio. As situações que você já passou ao longo dos anos, as boas, momentos felizes e até mesmo a dor, perda, tristeza, raiva foram fundamentais para você ser quem é hoje. Somos resultados das nossas experiências e tentar apagar isso é anular a própria existência.


Aprender a gerenciar nossos estados emocionais nos dará condições para desenvolver inteligência emocional. E através dela conseguiremos imergir no nosso próprio EU e descobrir toda beleza oculta pela racionalidade.


Durante essa semana te convido a refletir e aprofundar no autoconhecimento, não se limite a uma vida comum, comece a construir ou reforçar o seu legado, nosso tempo aqui nessa terra é tão curto para viver com incertezas e arrependimentos. Seja gestor de si, faça um bom plantio e se responsabilize pela colheita. Busque compreender o porquê de alguns comportamentos recorrentes, seja aberto ao novo, aceite mudança e busque ajuda se necessário.

 


“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. (Jean Paul Sartre).

 

Fabíola Fernandes é graduada em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, analista comportamental (Disc Profiler), grafoanalista e proprietária da RHealizar Desenvolvimento Humano, onde atua como consultora organizacional com foco em gestão de pessoas, formação de liderança, formação de equipes, desenvolvimento e comportamento humano.



Diário da Serra

Notícias da editoria