Diário da Serra
Diário da Serra

Samae aguarda finalização de projeto para licitar obra

Assessoria 16/01/2020 Geral

ETA passará dos atuais 340 litros/segundo de água tratada para 490

Projeto deverá ser finalizado até o mês de março

O projeto de ampliação da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA Queima Pé) de Tangará da Serra está em fase de conclusão e deverá ser entregue ao município em março. A informação é confirmada pelo diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres.


O projeto é desenvolvido pela Life Engenharia, empresa contratada pelo Samae através de certame licitatório. Segundo Wesley os trabalhos de ampliação da ETA acontecerão sem interrupção do abastecimento da cidade.


O diretor afirma que, um vez concluído o projeto, a autarquia lançará edital de licitação para as obras, que iniciarão após o período chuvoso. Ele destaca que, com a ampliação, a ETA passará dos atuais 340 litros/segundo de água tratada para 490 litros/segundo, conforme estudo de aumento de demanda que prevê uma população de 165 mil habitantes no município até o ano de 2040.


O diretor considera a ampliação como um importante processo de modernização que completará um ciclo iniciado com o aumento da capacidade de reservação, num investimento estimado em cerca de R$ 10 milhões. “Vamos manter essa qualidade de excelência da água aliada à quantidade suficiente para manter o abastecimento”, disse.


Sem interrupção - O projeto prevê um canal com gradeamento e desarenador, uma nova unidade de mistura rápida mecanizada, oito novos floculadores, reforma e ampliação/conversão dos decantadores para altas taxas, removedor de lodo submerso, cinco novos filtros e reforma dos atuais sete filtros já existentes.


Também serão construídos um novo tanque para desinfecção e uma nova estação elevatória de água tratada, reformas e adequações da unidade de tratamento de resíduos, da casa de química e do sistema de dosagem de produtos químicos. Por fim, será construído um moderno centro de controle operacional automatizado, com operação remota de todo o sistema.



Diário da Serra

Notícias da editoria