Diário da Serra
Diário da Serra

Consumidores podem aderir à tarifa branca em 2020

Assessoria / Procon-MT 17/01/2020 Geral

Aneel anuncia aumento dos valores das bandeiras tarifárias

Aneel anuncia aumento dos valores das bandeiras tarifárias

Começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, a tarifa branca para todas as unidades consumidoras que são conectadas em serviços de baixa tensão, tais como residências e pequenos comércios. Essa alternativa oferece a possibilidade do consumidor economizar na fatura da conta de energia se adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora dos horários considerados como de pico, quando há menor demanda de energia e os valores do quilowat-hora (kWh) são mais baratos.


Por outro lado, a fatura de energia pode aumentar no horário de consumo “intermediário”, que é uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e principalmente nos horários em que há maior demanda de energia. A tarifa branca não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.


A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona, explica que a tarifa branca é mais viável para aquelas pessoas que não ficam em casa no horário de pico. “Isso porque, o consumo nesse horário poderá acarretar aumento ao invés de diminuição na conta de energia elétrica”.


Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção junto à concessionária Energisa. 
 

Diário da Serra

Notícias da editoria