Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará da Serra receberá campanha para cadastro de doação

Rodrigo Soares / Redação DS 16/01/2020 Saúde

Campanha de cadastramento acontecerá na sede da Unitan

Cadastro de medula óssea será intensificado no município

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) realizará nos próximos dias 28 e 29 desse mês uma campanha de cadastro de novos doadores de medula óssea no município. A ação será realizada juntamente com o Registro Brasileiro de Doador Voluntário de Medula Óssea (Redome), que estará em Tangará da Serra com objetivo de ampliar o cadastro de doadores e assim facilitar o tratamento de quem precisa de transplante.


“Nessa oportunidade, os profissionais da Unitan serão orientados e capacitados para que essa unidade realize cadastro de doadores de medula óssea em sua rotina diária, não dependendo mais da vinda do Redome a cidade para tanto”, afirmou a coordenadora da Unitan, Juliana Gramarin, destacando que para ser doador, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos, ter boa saúde, precisa preencher um cadastro online e coletar uma amostra de sangue para um teste de compatibilidade, o  HLA. “O resultado desse exame irá para um banco de dados do Ministério da Saúde (REDOME). Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tiver encontrado pessoas compatíveis em sua família, esse banco de dados é consultado e sendo encontrado um doador compatível, ele será comunicado e solicitado a coleta de outras amostras para novos exames clínicos pra se avaliar a real possibilidade da realização da doação da medula”, disse a responsável.


Ainda de acordo com a coordenadora da Unitan, quem já realizou anteriormente o cadastro do Redome  anteriormente, não precisa fazer novamente. “Basta somente atualizar sempre seus dados no site do Redome”, explicou.


A campanha será realizada das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na sede da Unitan, que fica localizada na  Rua Benedito Pereira de Oliveira, 1447-N, Jardim Europa. “Contamos com a colaboração de todos”, finalizou.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria