A reativação do Porto de Cáceres é a principal notícia para a economia da macrorregião Oeste/Sudoeste neste início de ano. O retomada das atividades da unidade portuária foi confirmada a partir da assinatura do termo de cooperação, semana passada, entre a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Associação Pró-Hidrovia Paraguai-Paraná (APH).
Mas, como todo complexo portuário exige, há necessidade de atenção com a ‘hinterlândia’, região que envolve outros municípios na área de influência do porto. Integram este contexto logístico as rodovias estaduais MT-339 (Tangará da Serra/Panorama) e MT-343 (Barra do Bugres/Porto Estrela/Cáceres).
Movimentação
Em entrevista à rádio Serra FM, de Tangará de Serra, na manhã desta terça-feira (21), o presidente da APH, Vanderlei Reck Junior, disse que o Porto de Cáceres representará uma grande movimentação na região, que conta com uma estimativa de produção de 300 mil toneladas de grãos, com projeção de tráfego de 400 carretas/dia em torno da unidade portuária.
Hinterlândia
Conforme já publicado pelo Enfoque Business, a retomada das atividades portuárias em 2020 reforça a importância da pavimentação da rodovia MT-339, que liga Tangará da Serra, no sudoeste, à MT-170, na localidade de Panorama, no oeste. A pavimentação transformará a rodovia num importante corredor de escoamento de grãos, carnes e outros produtos da região de Tangará da Serra e do Chapadão dos Parecis para o Porto de Cáceres.
A mesma importância tem a MT-343. Esta, porém, está com as obras de pavimentação adiantadas e deverá ser concluída ainda este ano.
Em agosto do ano passado, em visita a Tangará da Serra por ocasião da Feira de Horticultura, o governador Mauro Mendes disse que as obras da MT-339 seriam retomadas este ano, provavelmente na modalidade prevista no programa de Parcerias Sociais. Questionado pelo Enfoque Business naquela ocasião, Mendes citou dificuldades em relação a contratos com empreiteiras e questões burocráticas, mas afirmou que a MT-339 consta no cronograma de obras do governo do Estado e que os trabalhos deverão ser formalizados na modalidade de Parceria Público-Privada Social (PPPS). “Sabemos da importância desta rodovia para região de Tangará da Serra e ela está em nosso planejamento”, garantiu, na oportunidade.
No entanto, ainda não há nada de concreto em relação à retomada das obras de pavimentação da MT-339. A estrada não está incluída no chamamento público para pavimentação divulgado em seis editais semana passada. Na região, apenas a MT-240, que liga Tangará da Serra a Santo Afonso, consta no Edital de Chamamento 006/2020.