Diário da Serra
Diário da Serra

Cartório Eleitoral inicia preparativos para Eleições Suplementares

Fabíola Tormes / Redação DS 23/01/2020 Política

Prazo para cadastramento biométrico encerra em fevereiro

Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Romko

Eleitores de Mato Grosso voltarão as urnas no próximo dia 26 de abril, para eleição suplementar ao Senado. A definição faz parte de resolução aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) na última quarta-feira, 22.


Para que isso aconteça, o TRE-MT e Cartórios Eleitorais de todo o Estado já iniciaram os preparativos para o pleito, entre eles Tangará da Serra. “Com a fixação da data da eleição suplementar, o Cartório Eleitoral começa a correr contra o tempo para organizar a eleição, num prazo bem curto, de praticamente 90 dias”, frisa o chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, ao explicar que o registro de candidatura e as ações judiciais referentes a essa eleição são todas de competência do Tribunal Regional Eleitoral, porém, os municípios trabalham na logística da eleição. “Vamos focar no trabalho da logística, pois temos que cuidar de mais de 60 locais de votação e mais de 300 seções. É uma zona eleitoral grande, com bastante eleitores”, completa.


Como parte dessa organização antecipada, Romko destaca a convocação e o treinamento de todos os colaboradores, assim como reuniões com todos os órgãos envolvidos no trabalho. “Lembrando ainda aos eleitores que tivemos uma revisão biométrica a pouco tempo, em que cerca de 70% dos eleitores compareceram, mas ficou faltando mais de 19mil eleitores e que neste momento estão com os títulos cancelados. Então eles devem comparecer o mais rápido possível ao Cartório, para poderem votar nessas eleições suplementares para Senador”. No Estado cerca de 20% do eleitorado pode não conseguir votar na eleição suplementar porque não realizaram o cadastro biométrico. Por isso, o TRE-MT prorrogou o prazo para que os eleitores possam fazer a biometria para 21 de fevereiro.


“Por fim, é importante destacar que sempre precisamos de mesários voluntários. Quem se dispuser a trabalhar, estamos fazendo o cadastramento no cartório, todos os dias, a partir das 7h30 até 13h30 (…) Vamos trabalhar em ritmo bastante forte e precisamos de todo o auxílio daqueles que quiserem se voluntariar nessas eleições”.

Diário da Serra

Notícias da editoria