Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha de cadastro para doação de medula óssea inicia nesta terça

Rodrigo Soares / Redação DS 26/01/2020 Saúde

Campanha acontecerá na Unitan nos dias 28 e 29 em Tangará

Cadastro será realizado na Unitan

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) inicia nesta terça-feira, dia 28, a campanha de cadastro de novos doadores de medula óssea no município. A ação será realizada juntamente com os profissionais do Registro Brasileiro de Doador Voluntário de Medula Óssea (Redome), que estão em Tangará da Serra já a partir desta nesta segunda-feira, 27, realizando uma capacitação para a equipe da Unitan sobre como funciona o cadastramento.


De acordo com informações da coordenadora da Unitan, Juliana Gramarim, a campanha de cadastramento para doação de medula óssea seguirá até a próxima quarta-feira, 29, oportunidade em que os tangaraenses poderão demonstrar o gesto de solidariedade e assim estar disponíveis para salvar vidas.


“Os candidatos devem trazer documento oficial com foto. Vamos preencher um cadastro que será online. Após isso, vamos coletar uma amostra de sangue e vamos analisar as características de compatibilidade e genética de cada candidato a doação”, comentou a coordenadora, ao destacar que as características do candidato a doação serão lançadas no site do Redome, ficando o mesmo disponível para doação. “Assim que alguém precisar de algum transplante entrará em contato com o registro geral. Se tiver algum compatível, o doador será convocado para aí sim fazer a doação”, explicou Gramarim.


Atualmente, a chance de um paciente encontrar um doador dentro da própria família é de 25%. Caso nenhum familiar seja compatível, a busca pode ser realizada através do Redome, onde a chance de encontrar um candidato compatível é uma a cada 100 mil disponíveis.


O Redome reúne tofos os dados dos voluntários, como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas. Para que haja êxito nas buscas, é primordial que todos os dados dos cadastrados estejam atualizados.

Diário da Serra

Notícias da editoria