Diário da Serra
Diário da Serra

IMPOSTO DE RENDA: Contribuinte deve se atentar para separação de documentos

Rodrigo Soares / Redação DS 02/02/2020 Geral

Contabilista deu dicas importantes para contribuintes

Contabilista Eleandro Marcos Rodrigues

A entrega do Imposto de Renda 2020 só vai começar na primeira semana de março, mas o contribuinte já pode preparar a papelada para acelerar o preenchimento do programa e apresentar a declaração no início do prazo. De acordo com o contabilista Eleandro Marcos Rodrigues, da Ativos Contabilidade, uma das vantagens de se antecipar, é que quem entrega primeiro a declaração tem maiores chances de receber a restituição mais cedo. 


“É um prazo espaçoso, mas se deixar pra última hora acaba ficando apertado. Quem se antecipar e identificar alguma falta de documento, se fez no começo do prazo tem condições de fazer a entrega em tempo hábil”, afirmou o profissional, ao destacar que os contribuintes que estão obrigados a declarar devem ter um cuidado redobrado, sendo que a ausência da declaração pode incidir em multa. 


Para que tudo ocorra dentro do prazo, o contabilista lembra que é importante o contribuinte levantar todo informe de rendimentos. “Deve procurar a instituição bancária a qual tem relacionamento para pegar o extrato específico de imposto de renda. Vale lembra que não é o extrato da movimentação do ano ou mês a mês, mas sim extrato específico para imposto de renda ou informe de rendimentos disponibilizado pela instituição bancária”, alertou o responsável.


Ainda de acordo com o contabilista, é importante que o contribuinte que tenha algum vínculo trabalhista fique atento com as providências a serem tomadas para não perderem o prazo estabelecido pela Receita Federal. 


“Quem trabalha em alguma empresa ou teve um ou mais vínculos no decorrer de 2019, já precisa se programar e procurar o empregador que trabalhou durante o ano passado para pegar o informe de rendimentos”, concluiu o contabilista, reforçando a importância do contribuinte estar a par das regras e prazos do imposto de renda para, assim, evitar cair nas garras do ‘Leão’.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria