Diário da Serra
Diário da Serra

LIDERANÇA 2020: O Futuro do desenvolvimento de líderes

Gisele Moreira 03/02/2020 Artigos

É preciso desenvolver os líderes não somente de C-level

Artigos

A necessidade e o aumento de líderes preparados, nunca esteve tão urgente no ambiente organizacional. Empresas de variados segmentos já sabem que para sobreviverem no ambiente VUCA (volatilidade, incerteza, complexibilidade e ambiguidade) é necessário um novo olhar dos líderes.


Uma das mudanças é a entrada de colaboradores nas empresas com diferentes visões e estilos, novas gerações que chegam na gestão que apresentam variadas posturas.


O líder de 2020 é aquele que abraça estas mudanças, toma decisões sobre os fatores atuais e aproxima das pessoas e aproxima as pessoas, é preciso ter habilidades de liderança e competências organizacionais diferentes daquelas utilizadas no passado. É preciso desenvolver os líderes não somente de C-level (nível mais alto entre os líderes), mas também desenvolver colaboradores chaves para sucederem aos mais variados cargos que possam vir a existir dentro das empresas.


Tenho percebido em meus processos de consultoria em gestão de pessoas e processos de coaching, que as empresas se preocupam com as diversas situações na educação corporativa, uma delas é que investem um valor significante, anualmente, para treinarem líderes, executivos, gerentes, supervisores e colaboradores do operacional, mas os colaboradores por sua vez participam a fim de aprimorar suas habilidades e promoverem a própria carreira, e não necessariamente permanecem com os empregadores que lhes financiam o treinamento. Outro fator, é que poucos executivos parecem multiplicar conhecimento para a equipe. A revista Você S/A, relata que duas competências foram mais destacadas no perfil dos gestores das 150 melhores empresas para trabalhar, uma delas:  líder inspirador e a outra competência é o líder instrutor, aquele que identifica os pontos fortes e fracos dos funcionários e os desenvolve. Estes dados representam a importância que as empresas precisam dar foco no desenvolvimento de colaboradores no geral.


Há diversas tendências poderosas utilizadas por empresas para formular um modelo de desenvolvimento de pessoas para as empresas proporcionarem um sistema ganha-ganha, um deles é estabelecer um processo de desenvolvimento de talentos estruturado e sistematizado, com ações individuais, onde  as empresas podem trabalhar inclusive os limitadores comportamentais dos executivos de forma específica, formando uma nuvem de aprendizado interna, para que os mesmos possam multiplicar e disseminar o conhecimento e agregar ainda mais conhecimento para a equipe. Em suma, para que os líderes se adequem às mudanças e caminhem na trilha comum da empresa, é essencial criar um pacote de ações que envolvam treinamentos e clareza estratégica. Deixo aqui, 2 perguntas para uma breve reflexão sobre a sua Liderança 2020.


Você, que é líder, o que você está fazendo para inspirar a sua equipe? Dos treinamentos que você já obteve através da empresa a qual trabalha, o que você levou ou entregou de conhecimento para a equipe, de forma que eles se desenvolvessem? Tenham excelentes aprendizados e até o próximo artigo.

 

Gisele Moreira - Consultora de RH e Coach Executiva
 



Diário da Serra

Notícias da editoria