Diário da Serra
Diário da Serra

Unemat inicia Mestrado Intercultural Indígena

Assessoria 06/02/2020 Educação

Programa de Mestrado será realizado no campus de Barra do Bugres

Mestrado será em Barra do Bugres

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza nesta sexta-feira, 07, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii).


Ofertado pela Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), o programa de Mestrado Profissional  terá primeira aula às 14 horas, no Auditório Júlio César Geraldo, no Câmpus da Unemat em Barra do Bugres.


O PPGecii da Unemat é o primeiro mestrado indígena da Região Centro-Oeste do Brasil, bem como um dos primeiros do País.


O Mestrado conta com uma diversidade de povos indígenas: são 20 mestrandos de 11 etnias diferentes, classificados de um total de 96 inscritos. A prova de seleção foi realizada no último dia 20 de outubro. O processo de seleção também contou com as etapas de arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo.


Com 360 horas-aula e duração de 14 a 24 meses, o programa funciona na modalidade presencial, com a oferta de disciplinas em módulos no câmpus da Unemat em Barra do Bugres. 


Com uma proposta diferenciada, a capacitação de professores em nível de Mestrado Profissional, tem como meta proporcionar empoderamento aos docentes indígenas de valores pedagógicos agregados aos etnoconhecimentos, com vistas ao enriquecimento e à eficácia das práticas profissionais nas escolas das aldeias.


Desde a Constituição Federal de 1988, há um empoderamento etnopolítico das comunidades indígenas e dos professores indígenas em fazer com que a educação escolar seja ressignificada com os sistemas próprios de aprendizagem. Em conformidade com a CF e toda história em educação indígena da Unemat, o curso pretende atender docentes indígenas para que possam desenvolver atividades de pesquisas em ensino junto à Educação Básica e projetos de formação de professores indígenas implantados no Estado e em outras regiões do país.

Diário da Serra

Notícias da editoria