Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 07/02/2020 Bastidores da Politica

07/02

Bastidores da Politica

Nota prefeitura

O Executivo Municipal se manifestou oficialmente na manhã desta quinta-feira, 06, a respeito das exonerações dos professores Abner Alcântara, Aroldo Miguel Chaves e Maria José Batista.  Em nota, a Prefeitura informou que a Ouvidoria do município recebeu uma denúncia, que teria sido o motivo chave para as exonerações.


Denúncia

Conforme a nota, houve uma denúncia na Ouvidoria referente a um clima de conflito entre direção e coordenação e uma professora na referida instituição de ensino.     "A situação era de absoluta falta de decoro na condução da relação funcional”, diz o documento, que afirma que as reclamações são "muito fortes".


Resposta

Após o Executivo Municipal de Tangará publicar nota sobre a exoneração dos professores Abner Alcântara dos Santos, Aroldo Miguel Chaves e Maria José Batista, houve resposta. O professor Abner Alcantara se pronunciou, questionando a veracidade do que foi dito na nota divulgada à imprensa tangaraense.  


Sindicância

Ao Diário da Serra, Abner contou que nenhum dos três possui conhecimento da denúncia citada na nota, tampouco com relação aos conflitos. “Nunca fomos chamados a respeito de nenhuma denúncia. Nenhum dos três fomos acionados por qualquer procedimento da administração. Não fizeram sindicância nem nada", reclama.


Judicial

O professor relembrou o fato de que os três foram eleitos pela comunidade escolar e, segundo ele, isso inviabiliza a exoneração da forma como ocorreu. Abner reafirmou que ele e seus colegas irão “até as últimas consequências” para que a decisão seja revista. A situação deve ser formalizada no Ministério Público.


Impacto do aumento do salário mínimo

O aumento do salário mínimo terá impacto de R$ 2,164 bilhões nas contas dos Municípios brasileiros em 2020. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) contabilizou o montante, que é 6,7% maior do que o impacto de 2019. Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a entidade divulgou nota com dados e análise do cenário. É importante destacar que os Municípios têm a maior parte dos empregados do país, sendo mais de 3 milhões deles com remuneração vinculada ao salário mínimo.

Diário da Serra

Notícias da editoria