Diário da Serra
Diário da Serra

Assembleia decidirá se haverá greve na Educação

Rodrigo Soares / Redação DS 13/02/2020 Educação

Sintep não descartou a possibilidade de greve na Educação

Categoria deverá decidir se entra ou não em greve

O prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB) declarou por meio de postagem em suas redes sociais que o Poder Executivo não cumprirá o projeto de Decreto Legislativo aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra. A aprovação da proposta da Câmara sustou o decreto 428/2019 do Executivo, que determinava aumento do número de alunos por sala de aula na Educação Infantil, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).


Diante do posicionamento do chefe do Executivo, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) de Tangará da Serra deve realizar uma assembleia com a categoria na próxima semana, oportunidade em que decidirá os novos rumos da Educação no município. “Assembleia será feita para avaliação. Se sair proposta de greve, a diretoria tem obrigação de encaminhar. A possibilidade de greve não é descartada”, enfatizou a presidente do Sintep Tangará da Serra, Francisca Alda de Lima, ao destacar que as reivindicações na Educação não são apenas em relação ao decreto do Executivo. “Não temos técnico, não temos pessoas (suficientes) na limpeza, onde precisa três merendeiras tem duas. Há possibilidade de greve, mas essa decisão precisa sair da categoria”, reforçou.


Apesar do impasse, o início do ano letivo previsto para a próxima semana deve ser mantido. “Para nós o que vale é a decisão dos vereadores, mas agora não está mais nas mãos do sindicato, e sim da gestão das escolas. Para nós a situação é clara, não é possível que o tangaraense não está enxergando. A diretoria fez o papel do sindicato, todo mundo está ciente. Matricular estudante a mais é por conta da gestão, foge da nossa competência fazer matrícula ou não. Contudo, isso tudo é um absurdo”, lamentou. Mesmo com o sustamento da Câmara, na declaração dada Junqueira foi enfático e reforçou que as decisões voltadas à educação municipal perante a lei, são de total responsabilidade do Poder Executivo.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria