Diário da Serra

Campanha contra IST’s será lançada na próxima quinta-feira

Rodrigo Soares / Redação DS 16/02/2020 Saúde

Somente nesse ano, 4 novos casos de HIV foram confirmados em Tangará

Lançamento da campanha ocorrerá no Centro Cultural

Com o foco em incentivar o uso da camisinha e informar principalmente os jovens sobre os riscos e consequências de contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o Centro de Testagem, Aconselhamento e Serviço de Atenção Especializado (CTA-SAE) lançará oficialmente em Tangará da Serra na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a campanha “usar camisinha é uma responsa de todos”.


De acordo com a coordenadora do CTA-Sae, Cláudia Cunha de Oliveira, o lançamento ocorrerá no Centro Cultural com atividades no decorrer de todo o dia. 


“Definimos o lançamento da campanha. Estou convidando todas as escolas de segundo grau, que é a idade dos jovens que a gente quer atingir. Vamos convidar todos a participarem”, relatou a responsável, ao destacar que a ação contará com palestras rápidas para as turmas que serão divididas em dois grupos de manhã, dois a tarde e um a noite. 


“Vamos fazer um estande com distribuição de panfletos e cartazes no espaço do professor para tirar as dúvidas”, disse.


Até esta segunda-feira, 17, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Tangará da Serra e a Escola Estadual 29 de Novembro já haviam confirmado participação nas atividades do lançamento da campanha. 


“Acredito que vamos ter que manter a campanha por mais algum tempo com essa orientação” afirmou Cláudia.


Diferente de outros anos em que o foco foi a prevenção do HIV/Aids, neste ano, a campanha apresenta um novo conceito voltado para a prevenção de todas as infecções transmitidas por contato sexual. O objetivo é propor uma mudança de comportamento entre jovens, de 15 a 29 anos, quanto ao uso do preservativo para evitar doenças como sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV. 


DADOS - Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, somente em janeiro desse ano quatro novos casos de HIV foram confirmados em Tangará da Serra, número considerado preocupante.

Notícias da editoria