Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha contra IST’s será lançada na próxima quinta-feira

Rodrigo Soares / Redação DS 16/02/2020 Saúde

Somente nesse ano, 4 novos casos de HIV foram confirmados em Tangará

Lançamento da campanha ocorrerá no Centro Cultural

Com o foco em incentivar o uso da camisinha e informar principalmente os jovens sobre os riscos e consequências de contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o Centro de Testagem, Aconselhamento e Serviço de Atenção Especializado (CTA-SAE) lançará oficialmente em Tangará da Serra na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a campanha “usar camisinha é uma responsa de todos”.


De acordo com a coordenadora do CTA-Sae, Cláudia Cunha de Oliveira, o lançamento ocorrerá no Centro Cultural com atividades no decorrer de todo o dia. 


“Definimos o lançamento da campanha. Estou convidando todas as escolas de segundo grau, que é a idade dos jovens que a gente quer atingir. Vamos convidar todos a participarem”, relatou a responsável, ao destacar que a ação contará com palestras rápidas para as turmas que serão divididas em dois grupos de manhã, dois a tarde e um a noite. 


“Vamos fazer um estande com distribuição de panfletos e cartazes no espaço do professor para tirar as dúvidas”, disse.


Até esta segunda-feira, 17, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Tangará da Serra e a Escola Estadual 29 de Novembro já haviam confirmado participação nas atividades do lançamento da campanha. 


“Acredito que vamos ter que manter a campanha por mais algum tempo com essa orientação” afirmou Cláudia.


Diferente de outros anos em que o foco foi a prevenção do HIV/Aids, neste ano, a campanha apresenta um novo conceito voltado para a prevenção de todas as infecções transmitidas por contato sexual. O objetivo é propor uma mudança de comportamento entre jovens, de 15 a 29 anos, quanto ao uso do preservativo para evitar doenças como sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV. 


DADOS - Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, somente em janeiro desse ano quatro novos casos de HIV foram confirmados em Tangará da Serra, número considerado preocupante.

Diário da Serra

Notícias da editoria